IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

2º Passo - Humildade que me faz ser exaltado pelo Senhor

 

Humildade.jpg

 

1 Pedro 5.6 “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”.

Mateus 15.21 a 28 “Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher Cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós. Ele respondeu: Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor ajuda-me! Ele respondeu: Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Jesus respondeu: Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada”.

Hoje vamos dar o segundo passo para uma mudança de vida. Este passo é o da humildade que nos faz ser exaltado pelo Senhor. Só é exaltado pelo Senhor quem tem humildade, que é uma qualidade espiritual. Humildade não é se conformar com o pouco que possui humildade não é uma humilhação forçada, humildade é uma característica que Deus quer encontrar sempre nas nossas vidas.

O grande exemplo de humildade é o próprio Jesus que viveu entre os homens deixando toda a sua gloria e poder: 

Filipenses 2.6 “pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”. (Reconhecer que somos e quem Jesus é).

Um grande obstáculo na vida dos homens é a arrogância, o orgulho e a prepotência porque tudo isso rouba do homem a condição de ser humilde.

Mateus 23.12 “Aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”.

Lucas 18.14 “... porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”.

Precisamos ser mais humildes e não permitir que o sentimento de que somos donos da verdade nos domine porque a soberba precede a ruína (Provérbios 16.18 “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”).

A mulher Cananéia deu este passo, porque diante da resposta de Jesus ela adorou e se humilhou. Ela poderia dizer: “Eu vim aqui e fui insultada... vou embora” ou “Jamais fui tão maltratada dessa maneira”, porém ela estava determinada em receber de Jesus seu milagre. Sua humildade foi à chave que a levou a viver o milagre. 

Mateus 15.24 a 26 “Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.

Os discípulos ao pedir a Jesus para mandar aquela mulher embora, não demonstrava qualquer compaixão ou sensibilidade diante das necessidades dela. Agora Jesus a chama de cachorrinho.

Cachorrinho era um termo usado para se referir aos gentios. Os judeus consideravam que o povo pagão não valia mais que um animal quando se tratava de receber as bênçãos de Deus.

Com certeza Jesus estava testando a fé daquela mulher e usou essa oportunidade para ensinar que a fé está à disposição de todas as pessoas.

A mulher não discutiu quanto a ter ou não o valor de um cão. Pelo contrário, concordou em ser comparada a um cachorrinho desde que sua filha pudesse receber as bênçãos de Deus.

Jesus veio para os judeus. Eles deveriam ser os primeiros a aceitá-lo como Messias, porque era a vontade de Deus que eles levassem a mensagem de salvação a todos. Mas eles não o receberam, por isso Jesus não rejeita essa mulher. Muitos judeus perderam a salvação, mas muitos gentios foram e estão sendo salvos por que o reconheceram e o aceitaram.

Hoje vamos vencer tudo que nos impede de sermos verdadeiramente humildes, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4.6 “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”).

Para sermos humildes é necessário:

1 - Reconhecer nossa limitação

Jeremias 18.4 “Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer”.

Quebrantamento significa arrependimento, entrega total a vontade de Deus. Assim como oleiro faz o vaso segundo seu querer, devemos deixar Deus nos moldar e não oferecer resistências ao mover do Espírito Santo. Peça ao Senhor que tire da sua vida toda arrogância (toda falta de reconhecimento de que Ele é Deus) que possa haver. Hoje expulsamos toda autossuficiência, todo espírito de orgulho das nossas vidas e nos derramamos na presença do Senhor.

2 - Reconhecer o poder e autoridade do Senhor

Mateus 15.26 a 28 “Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã”.

A mulher Cananéia sabia que Jesus era um ungido de Deus e que seu poder era tão grande, tão excepcional e tão maravilhoso, que apenas uma “migalhazinha” traria cura para a filha dela. A fé daquela mulher mexeu com o coração de Jesus! Quando reconhecemos e nos submetemos à autoridade deixando de lado nossos valores pessoais, abrimos caminho para a manifestação do milagre e assim somos exaltados. Hoje lançamos fora tudo que se levanta contra a submissão a Deus, toda irreverência, toda forma de rebeldia cai por terra em nome de Jesus.

3 - Controlar o ego

Romanos 12.3 “Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um”.

O ego é nosso “EU”. A pessoa humilde, nunca se considera superior a ninguém, mesmo tratando com pessoas de posição inferior; não trata com menosprezo os seus subalternos; não repreende com arrogância; não exibe seus conhecimentos para demonstrar grandezas; não se ensoberbece pelo que possui. Hoje entregue seu “Eu” e deixe Cristo no centro da sua vida e viva o mesmo sentimento de Cristo (Filipenses 2.5).

Tudo que tenta dominar e controlar a sua vida está quebrado. Quem controla sua vida é somente o Espírito Santo de Deus.

A humildade nos dá:

Autoridade no mundo espiritual, Mateus 18.4 “Portanto, aquele que se humilhar como está criança, esse é o maior no reino dos céus".

A honra do Senhor, Provérbios 29.23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra”.

A atenção de Deus, Salmos 138.6 “Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe”.

O livramento de Deus, Jó 22.29 “Quando te abaterem, dirás: haja exaltação! E Deus salvará ao humilde”.

Conclusão:

Mateus 5.3 “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Muitos doentes, problemáticos, endemoniados, foram levados à presença de Jesus e Ele curou a todos. Jesus ainda faz tudo isso. Ele pode resolver qualquer problema físico, emocional ou espiritual. Se você está sofrendo, dê um passo para Jesus. Há esperança nEle. Deixe-o curar! Deixe Cristo te curar.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.