IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Dalila, leão e Sansão
 
7c8fd6c5a38178c153c3fdb59ad65133.jpg
 
 
1 - Nome da atividade: Dalila, Leão e Sansão
 
2 - Tipo da atividade: Quebra-gelo (atividade inicial), Esporte recreativo
 
3 - Materiais necessários: Um pontuador de papel ou quadro negro e canetas para quadro negro.

4 - Quantidade de equipe (tios) necessária: Cada equipe poderá ser ou não acompanhado por um monitor (auxiliar), quem estiver conduzindo a brincadeira será o arbitro e marcará os pontos.

5 - Breve descrição

A Dalila, leão e Sansão são personagens da Biblia Sagrada, sendo história bem conhecida pela maioria das pessoas. Sansão é conhecido pela força capaz de derrotar até leões, o leão é conhecido pelas suas garras afiadas e Dalila conhecida por cortar os cabelos de Sansão usando uma simples tesoura, com isso representaremos cada personagem com um gesto:
 
Dalila: Tesoura
Sansão: Força
Leão: Garras

Dalila x Sansão = Vence Dalila

Sansão x Leão = Vence Sansão

Leão x Dalila = Vence Leão
 
Tudo representado pelo gesto, com isso orientar os grupos e a dinamica do jogo. Pedir para cada grupo nomear um lider, após a nomeação do lider, cada grupo se reunirá para achar a estrategia e o gesto para combater o outro grupo, cada decisão de grupo deverá acontecer no tempo maximo de 1 minuto.

Após cada decisão dos grupos, eles deverão serem posicionados os elementos dos grupos um ao lado do outro em frente do grupo adversario.

6 - Objetivo do jogo: Trabalho em grupo e liderança

7 - Regras; Deverá existir sincronismo nos gestos, perde o ponto se um elemento do grupo fizer o gesto diferente do escolhido pelo lider.


Ganhará o grupo que escolher o gesto que dá a pontuação dentro da potencialidade dos personagens, por exemplo:

Grupo 1 escolheu o gesto do Leão, sendo que o Grupo 2 escolheu o gesto da Dalila, esse tipo de escolha resultará na pontuação do grupo 1.

Assim sucessivamente, a cada marcação de ponto, o professor pedirá para cada grupo se reunir novamente, com isso realizando a marcação de um minuto para a escolha de um novo gesto. Para cada competição fazer melhor de 3, para entrar o próximo grupo, continua no jogo o grupo que fizer o maior número de pontos.

Pede-se silêncio para escolha dos gestos. Um grupo pode olhar para outro grupo para descobrir qual está sendo a decisão, com isso os grupos deverão dificultar as coisas para o time adversário, fazendo barreiras no momento da decisão para não deixar visível qual o gesto que farão.

Repetindo, marca ponto quem escolher o gesto que está dentro do referencial explicado, conforme abaixo: 

 
Dalila x Sansão = Vence Dalila
Sansão x Leão = Vence Sansão
Leão x Dalila = Vence Leão

8 - Dicas, truques e variações: O recreador pode usar sua criatividade para criar variações para esta atividade recreativa.

9 - Analogia bíblica: A idéia é falar desses personagens da Biblia, vale a criatividade de cada professor para o uso desse jogo.

Deus abençoe