IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir PDF

 

 

Relacionamento

 

O que é relacionamento: ato de se relacionar, ligação afetiva entre duas pessoas....

Quebra Gelo:


A cada dia, temos a oportunidade de tomarmos centenas de decisões. Logo ao amanhecer já temos que nos posicionarmos quando nos vem o pensamento:


Me levanto agora ou daqui a cinco minutos? Em seguida vem uma série de outras decisões: Tomo banho agora ou depois? Tomo leite ou suco? Com qual roupa eu vou trabalhar? Vou de carro ou de ônibus? Por qual caminho?  Que outros tipos de decisão temos que tomar durante o dia? (Esperar uma resposta de cada um do grupo). E dessa forma vamos acumulando várias decisões ao longo do dia.

Deus nos deu livre-arbítrio. Nos deu visando a nossa felicidade. Só que às vezes temos dificuldade de entendermos que felicidade vem como resultado de nossas decisões diárias. Você pode escolher aqui e agora, o tipo de dia que você quer ter amanhã.

Para um dia regular nós devemos dar pelo menos 04 (quatro abraços)

Para um dia bom nós devemos dar pelo menos 08 (oito abraços)

Para um dia muito bom nós devemos dar pelo menos 12 (doze abraços)

Decida agora de uma forma prática que tipo de dia você quer ter não só hoje ou amanhã, mas sim todos os dias de nossas vidas. (Dar tempo para cada um dar 12 abraços)


Introdução


A vida é um permanente exercício de sociabilidade. Desde o momento em que nascemos, até a morte, o homem pela sua natureza psicológica entra num processo de interação, sempre buscando se identificar com um grupo. Aprendemos logo cedo que ninguém alcança eficácia na vida lutando sozinho, pois através das nossas relações, diálogos, participação e comunicação, que compreendemos logo cedo que “há sempre alguém (pais), um referencial (pai), um suporte (família), uma estrutura9organizaçõa da família), que nos incentiva e nos impulsiona para a realização”.

Lembrando que o nosso maior referencial é Cristo, como Paulo escreve aos Filipenses 3.14 “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Não é por acaso que “surge assim, os fenômenos de grupos: pessoas que se juntam, com objetivos definidos (ou não), defendendo causas, criando projetos, desenvolvendo ações sociais comunitárias, cumprindo ordens, “jogando conversa fora”, enfim, buscando ou desenvolvendo os mais variados objetivos”. Deus é o grande responsável por tudo isso. Como nosso Criador, foi Ele que colocou em cada ser humano o desejo de se relacionar, pertencer, amar e ser amado, tudo isso através da convivência.

Deus nos criou seres sociais. Ele mesmo declarou que não seria bom as pessoas estarem sozinhas. Ele sabia que todo crescimento e cura pessoais, bem como alguns danos e regressões pessoais surgem através dos relacionamentos com outras pessoas. Se nos relacionamos com pessoas sãs edificadas na palavra estaremos crescendo e sendo sarados a cada dia, mas se nos relacionarmos com pessoas doentes, ficaremos com certeza doentes também.

 

O que a Bíblia diz sobre relacionamento


É certo que a bíblia apresenta o assunto de modo muito realista, mas nos oferece conceitos e princípios importantes que nos ajudam a termos bons relacionamentos interpessoais. Embora registre casos de dissensões e conflitos interpessoais, jamais são aprovados ou considerados de pouca importância. Ao contrário, são fortemente proibidos e desestimulados.

De acordo com Mateus 5.1 a 12 (Sermão do Monte), o que Jesus nos recomenda como sendo importante para um viver adequado?

Mansidão, fidelidade, gratidão, atenção, persistência, domínio próprio, paciência, alegria, Paz, Justiça, bom senso.

Como desenvolvermos um relacionamento se estivermos firmados em: Engano, exaltação própria, fraqueza de caráter, maldade, preconceito.

Com base nos mesmos textos, quais as recompensas de praticarmos tais ensinamentos?

Os reinos dos céus, seremos consolados, herdaremos a terra,seremos fartos, alcançaremos misericórdia, veremos a Deus e seremos chamados seus filhos e herdaremos o seu reino.

Como você se sente quando percebe que está rodeado por pessoas que vivem buscando a controvérsia, ou que costumam falar a verdade de um modo inflamado?

No meio de uma guerra, tenho vontade de voltar para casa, imediatamente reajo da mesma maneira, pequeno e indefeso, fico contrariado, mas me controlo.


Aplicação


Certo dia uma galinha encontrou um ovo. Ela começou a chocá-lo. Era um ovo de águia, mas ela não sabia. Quando ele se rompeu, ela ficou muito surpresa. Seu pintainho era muito diferente dos outros! Diferente na cor, tamanho e comportamento. “Meu pintainho é anormal”, ela disse para si mesma.

Os meses se passaram. A pequena águia tinha grande dificuldade para se integrar. Suas asas, seu bico, suas garras cresciam e cresciam. Elas eram um verdadeiro defeito. Seu caminhar era tão deselegante que até mesmo os patos riam dele. À noite ele tinha dificuldade para se equilibrar no poleiro.

Quando chegou o tempo de se sociabilizar, nenhum dos frangos queria estar com ele. Eles riam quando ela se aproximava para conversar. Os jovens galos o bicavam. Chamavam-no de “anormal”, o “monstro de asas”, “a vergonha do galinheiro”.

Certo dia, ele viu uma linda ave deslizando no céu. Amedrontados, as galinhas e os galos se esconderam sob as árvores e arbustos. Ele fez o mesmo, mas não tirou os olhos da ave. “Ele é tão lindo!” exclamou a jovem águia. “Ela é uma águia, a mais bela e poderosa de todas as aves do céu”, disse sua mãe galinha. “Como gostaria de ser como ele”, respondeu a águia com admiração. “Ai de mim, a galinha disse: você não é uma águia, é apenas uma galinha, a mais anormal das galinhas”.

Assim, abaixando tristemente à cabeça a águia replicou. “É verdade, não sou uma águia. Sou apenas uma galinha e a mais anormal das galinhas”.

Os anos se passaram e a águia morreu de velhice em seu galinheiro.

Uma águia é realmente algo de valor. Ela inspira admiração e respeito. Mas uma águia que pensa que é uma galinha não faz sentido. É um insulto a harmonia e à ordem natural das coisas.

Em alguns momentos, muitos homens e mulheres se comportam semelhantemente. Subestimam-se, desvalorizam-se e descartam os potencializadores da felicidade e de um bom viver deixados por Deus.

Acredite! Não precisamos viver como galinhas, quando somos águias. Não precisamos viver isolados, tristes, indiferentes e em desarmonia, quando Deus nos fez seres sociais, que precisa compartilhar experiências, calor, afinidades, sentimentos e esperanças.

Muitos estão conformados em seguir o caminho traçado pelas circunstâncias.  Assumem as idéias, esperanças ou amarguras de seu meio ambiente. Assim como a águia da história, suas ambições estão limitadas ao galinheiro. Libere o ser social que há dentro de você e viva próximo do ideal divino.


Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou acesse: pgshama.blogspot.com

 

 

 

Eventos Igreja

September 2014
S M T W T F S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp