IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A candeia que ilumina os homens

E-mail Imprimir PDF


 

 

Marcos 4.21 a 25 “Ele lhes disse: "Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! "Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo", continuou ele. "Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado".

 


Candeia - Lâmpada formada por um recipiente de barro ou de folha, munida de um bico pelo qual passa a extremidade de um pavio, que se enche com óleo para queimar (também conhecido como lamparina).

Se uma lâmpada não proporciona a uma pessoa ver melhor, ela é inútil.

Será que nossas vidas têm servido de luz para indicar o caminho a Deus, para outras pessoas?

Ou será que temos colocado a nossa candeia debaixo de algumas coisas tais como: orgulho, pecados escondidos, falta de humildade, falta de temor e principalmente falta de amor ao próximo.

A luz da verdade nos foi revelada, mas podemos não ser capaz de vê-la e usá-la em sua plenitude nesse momento, pois, somente praticando os ensinamentos de Deus é que vamos fazer essa luz brilhar cada vez mais em nós e essa verdade que é Jesus vira átona através de nossas vidas (como assim praticando, o conhecimento, é como tudo que aprendemos, quanto mais praticamos, mais ficamos craques naquilo).


Introdução


A pessoa que recebeu a Palavra de Deus de bom grado em seu coração há de frutificar grandemente, de maneira que todos possam ver os seus frutos. Daí a parábola da candeia, que revela a posição que ocupará no reino espiritual aquele que se deixou transformar completamente pela semente da Palavra.


A Função da candeia


Marcos 4.21 “E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador?”

A candeia era a lâmpada dos tempos de Jesus. Na parábola, a candeia significa a luz de Deus que brilha através de alguém que realmente teve uma experiência pessoal com Jesus. Sua vida vai manifestar um brilho especial como que dizendo ao mundo que se achou o caminho da paz, da alegria, da fé, que as pessoas tanto procuram.

Pessoas buscam essa luz em escadarias até sangrar (catolicismo), outras sacrificam animais (candomblé), oferecem comida (budistas), fazem orações repetitivas (mantras), mas jamais encontraram a verdadeira luz nesses rituais.

O papel da Palavra de Deus no coração do homem é justamente este, o de tirar o homem das trevas, do ódio e da amargura, e colocá-lo na luz do amor de Deus. Uma vez que o indivíduo teve essa experiência e vai crescendo mais e mais no conhecimento de Deus (a palavra de Deus diz em Oséias 6.3 “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR...”).

A luz de Cristo no seu interior vai brilhar cada vez mais intensamente a fim de se manifestar aos homens que ainda vivem nas trevas (João 1.4 e 5 “Nele estava à vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram”, I João 1.5 a 7 “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”).


A Posição da candeia


Marcos 4.21 “E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador?” 

O texto diz que a candeia não vem para ser deixada num lugar qualquer da casa, mas sim no velador que sempre era posicionado em lugares altos de onde podia iluminar toda a casa.

Jesus está dizendo que aquele que teve uma experiência genuína com Deus e que está crescendo em maturidade através da semente plantada em seu coração, certamente será posicionado em lugares cada vez mais estratégicos no reino espiritual de maneira que possa abençoar as pessoas de forma mais eficaz. Quem nos posiciona em lugares altos é o Senhor nosso Deus. Ele conhece o nosso coração e sabe se de fato temos frutificado e sido abençoadores de outras vidas. Aquele que é fiel no pouco sobre o muito será colocado (Mateus 25.23 “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor”), então vemos que somos participantes da alegria de brilhar com Cristo.


A manifestação da luz


Marcos 4.22 “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”

Jesus disse que nada está encoberto senão para vir à luz. Ele está querendo dizer que assim como uma semente plantada na terra permanece oculta por certo tempo, vindo depois à luz (a brotar), da mesma forma, toda semente divina plantada no coração do homem, tende a manifestar-se no seu devido tempo, revelando sua espécie (a única maneira dessa semente não frutificar é nós a matarmos).

Aquele que tem recebido pela fé a Palavra de Deus em seu coração, mais cedo ou mais tarde, terá a alegria de ver esta Palavra manifestada aos homens, pelas novas atitudes e obras praticadas (o pastor usa uma frase muito interessante “pregue em todo tempo, se preciso fale!). A luz de Deus deixará de estar no oculto do coração, para ser algo notório a todos os homens (Gálatas 5.22 e 23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”).


A condição para a manifestação da luz


Marcos 4.23 “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”

Os versículos seguintes aos mencionados acima mostram que, para que a luz venha a de fato manifestar-se, é necessário que o homem, canal da luz, seja um bom ouvinte da Palavra.

Os versículos 23 e 24 dizem: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Também lhes disse: Atendei ao que ouvis”. Os ouvidos precisam atentar a toda palavra que sai da boca de Deus, porque destas viverá o homem (Deuteronômio 8.3 “Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor”).

O solo que frutificou na parábola do semeador foi aquele que, antes de tudo, ouviu a Palavra e a recebeu, e só então pôde dar o fruto esperado. Antes da frutificação vem o receber, e antes do receber vem o ouvir. A pergunta que queremos deixar aqui é sobre como temos ouvido a Palavra.

Não o ouvir com os ouvidos naturais, mas com os ouvidos do coração. Porque toda frutificação depende de ouvidos sensíveis e receptivos ao que Deus está falando.


A intensidade da luz


Marcos 4.24 “E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis.”

Com que intensidade nós queremos ver a manifestação do brilho de Deus em nossas vidas?

Qual o posicionamento no reino espiritual que esperamos da parte de Deus? 

Todas estas questões dependem de como nos debruçamos de coração ao que estamos ouvindo da parte de Deus.

A medida de unção, revelação e autoridade espiritual, dependem de uma atitude cada vez mais positiva em relação à Palavra de Deus a nós ministrada.

Se a desprezarmos ela não terá proveito para nós; mas se a valorizarmos, Deus nos acrescentará mais e mais de tudo o que ela oferece (Jeremias 29.13 “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”, Jeremias 33.3 “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”).


Conclusão


Que toda transformação do nosso coração, operada por Deus e por sua palavra, possa resultar na iluminação de milhares de pessoas. 

 

 

  

Palavra compartilhada no PG Shamá 06/09/2011

 

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Ou acesse: http://pgshama.blogspot.com/

 

Eventos Igreja

December 2019
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp