IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir PDF

 Unidos em Cristo

 

 

Objetivo: considerar a importância da unidade, cooperação e amor fraternal entre os membros como imprescindíveis para o desenvolvimento espiritual da igreja (todos na mesma visão) e a eficácia de seu testemunho (sempre o nosso testemunho vai falar mais alto que nossas palavras).


Efésios 4.1 a 3“rogo-vos que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do espírito no vínculo da paz”


A igreja é um corpo único, e para esse corpo funcionar temos que nos esforçar para não olharmos para o que nos leva a divisão, mas sim para aquilo que  nos une, um espírito, uma fé, um Senhor, um batismo e um só Deus.


Introdução:


A igreja é formada por famílias com status social, cultural e econômico diferentes. Todas unidas pelo mesmo sentimento de amor ao Deus que nos criou e salvou e pela fé nas escrituras e em suas doutrinas.

No entanto, a convivência humana é difícil e desafiante. Muitas vezes, infelizmente, alguns se ferem e se machucam ao longo da caminhada rumo ao céu, o que não deveria ocorrer. Surgem então as perguntas:

Como mantermos a nossa unidade doutrinária e desenvolvermos relacionamentos interpessoais que promovam o nosso crescimento pessoal e do corpo de cristo?

Como convivermos bem com o nosso próximo?

Como poderemos manter aquecidos os nossos corações com o amor fraternal?

Como trabalharmos unidos, em harmonia, sendo tão diferentes uns dos outros?


Vejamos o que Deus nos tem a dizer em sua palavra.


Importância da unidade


Qual o tema da oração sacerdotal de Jesus em João 17.19 a 21 “Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.


“a união de todos robustece a obra de cada um. À medida que a fé e o amor e a unidade da igreja se fortalecem mais, amplia-se-lhes o círculo de influência, e eles devem alcançar o mais amplo limite dessa influência, estendendo constantemente os triunfos da cruz”


A unidade é possível em cristo?


Vejamos:


1 – Romanos 12.5 “assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros”

2 - Gálatas 3.28 “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”

3 - Efésios 4.13 “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”

4 – Mateus 12.24 e 25 “Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”

5 - 1 Coríntios 1.10 “Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer”

6 - 2 Coríntios 3.11 “Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece”

7 - Efésios 4.3 “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”


A família de Deus deve estar unida por laços de amor fraternal, companheirismo e fé. Deve-se desenvolver uma disposição alegre e cortês. Cada membro da igreja, bem como os amigos que nos visitam, deve sentir-se amado, querido, aceito e considerado parte do corpo de Cristo.


“As pessoas desejam sentirem-se amadas, queridas e aceitas. Esta necessidade se agrava à medida que enfrentamos dificuldades. Como membros da mesma família cristã, devemos demonstrar interesse pelo bem-estar dos nossos irmãos na fé, partilhamos das suas alegrias e tristezas. Precisamos orar uns pelos outros e desenvolver maneiras de proporcionarmos alegria aos que nos rodeiam”


O que podemos fazer para desenvolvermos uma atmosfera de amor em nossa igreja?


1 – Romanos 12.15 “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”

2 - Romanos 15.1 “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos”

3 – Gálatas 6.2 “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”

4 - Atos 20.35 “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber”

5 - Hebreus 13.3 “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo”

6 - Tiago1. 27 “A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”


Advertência aos mexeriqueiros


“os rumores circulados são freqüentemente destruidores da unidade entre os irmãos. Há alguns que vigiam com a mente e os ouvidos abertos para captar escândalos que estão no ar. Reúnem pequenos incidentes que em si mesmos são sem importância, e que são repetidos e exagerados até que um homem é considerado um ofensor por uma palavra. Conte e nós o contaremos. Esses mexeriqueiros fazem a obra de satanás com surpreendente fidelidade, pouco sabendo quão ofensivo a Deus é seu procedimento...”


“o espírito de tagarelice e maledicência é um dos instrumentos de satanás, para semear a discórdia e a luta, para separar amigos e diminuir a fé de muitos na veracidade de nossas crenças”


O que as escrituras diz sobre mexericos


1 - Provérbios 6.16 a 19 “Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.

2 - Provérbios 20.19 “Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais”

3 - Provérbios 26.20 “Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda”

4 - 1 Coríntios 12.20 “Assim, há muitos membros, mas um só corpo”


Para meditar : “pensamos com horror nos canibais que se banqueteiam com a carne ainda quente e trêmula de suas vítimas, mas serão os resultados desta mesma prática mais terríveis do que a agonia e ruína causadas pela difamação dos intuitos, pela mancha da reputação, pela dessecação do caráter”


Evitando contendas


O que a bíblia revela sobre contendas


1 – Provérbios 20.3 “É uma honra dar fim a contendas, mas todos insensatos envolvem-se nelas”

2 – Provérbios 26.17 “Como alguém que pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia”

3 – Filipenses 2.3 “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”

4 – 2 Timoteo2.14 “Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes”


“o testemunho de todo o crente deve ser como se fosse um só. Todas as vossas pequenas divergências, que suscitam o espírito combativo entre os irmãos, são ardis de satanás para desviar as mentes da grande e terrível questão que está diante de nós. A verdadeira paz advirá entre o povo de Deus quando mediante zelo unido e fervorosa oração for perturbada a falsa paz que existe em grande medida. Agora há urgente trabalho a ser feito. Agora é o tempo de manifestar nossas qualidades soldadescas, apresente o povo do Senhor uma frente unida aos inimigos de Deus, da verdade e da justiça”


Conclusão: O sucesso do convívio interpessoal está na capacidade de entendermos que Deus fez cada ser humano diferente um dos outros . Cada pessoa se comporta de uma maneira. Cada ser é único. Devemos aprender a conviver harmoniosamente com cada estilo de pessoa, respeitando-as como elas são e identificarmos a melhor maneira de nos relacionarmos com elas. Procuremos olhar para as pessoas como sendo objeto do amor de Deus e um companheiro na jornada para o céu.

 

Palavra compartilhada no Pequeno Grupo Shama 24/10/201


 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ou acesse: http://pgshama.blogspot.com/

 

 

Eventos Igreja

January 2020
S M T W T F S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp