IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Como Deus é descrito em provérbios

 

 

 

Provérbios é um livro que nos orienta a um viver sábio. Frequentemente mostra a resposta e a atitude de uma pessoa em relação a Deus, que é a fonte da sabedoria. Vários provérbios revelam o caráter de Deus.

Conhecê-lo nos ajuda no caminho da sabedoria.

Deus está ciente de tudo o que acontece, Provérbios 15.3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” Ele conhece o coração de todas as pessoas, inclusive o meu e o seu Provérbios 15.11 “O inferno e a perdição estão perante o Senhor; quanto mais os corações dos filhos dos homens”, Provérbios 16.2 “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito”, Provérbios 21.2 “Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração”.

Ele controla todas as coisas, Provérbios 16.33 “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor”, Provérbios 21.30 “Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor”.

Ele é um lugar seguro, Provérbios 18.10 “O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros”.

O Senhor resgata as pessoas boas e livra-as do perigo, Provérbios 11.8 e 21 “O justo é salvo das tribulações, e estas são transferidas para o ímpio, esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados”.

É Ele quem condena os ímpios, Provérbios 11.31 “Se os justos recebem a punição que merecem na terra, quanto mais o ímpio e o pecador”

Ele se deleita em nossas orações, Provérbios 15.8 e 29 “O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada, O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos”.

O Senhor ama os que o obedecem, Provérbios 15.9 “O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça”, Provérbios 22.12 “Os olhos do Senhor protegem o conhecimento, mas ele frustra as palavras dos infiéis”.

Ele cuida dos pobres e necessitados, Provérbios 15.25 “O Senhor derruba a casa do orgulhoso, mas mantém intactos os limites da propriedade da viúva”, Provérbios 22.22 e 23 “Não explore os pobres por serem pobres, nem oprima os necessitados no tribunal, pois o Senhor será o advogado deles, e despojará da vida os que os despojarem”.

O Senhor purifica os corações, Provérbios 17.3 “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração”.

O Senhor odeia o mal, Provérbios 17.5 “Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo”, Provérbios 21.27 “O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções”, Provérbios 28.9 “Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis”.

E a nossa atitude, a nossa resposta, o nosso comportamento perante tudo que vemos acima, qual deve ser?

Devemos temer, respeitar e reverenciar o Senhor, Provérbios 10.27 “O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada”, Provérbios 14.26 e 27 “Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos, O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte”, Provérbios 15.16 “É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”, Provérbios 16.6 “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal”, Provérbios 19.23 “O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas” e Provérbios 28.14 “Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça”.

Devemos obedecer a Palavra de Deus, Provérbios 13.13 “Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado” e Provérbios 19.16 “Quem obedece aos mandamentos preserva a sua vida, mas quem despreza os seus caminhos morrerá”.

Devemos sempre buscar agradar a Deus, Provérbios 21.3 “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios”

E principalmente quando aprendermos que devemos confiar plenamente no Senhor a nossa vida vai ser a cada dia melhor, Provérbios 22.17 a 19 “Preste atenção e ouça os ditados dos sábios; aplique o coração ao meu ensino. Será uma satisfação guardá-los no íntimo e tê-los todos na ponta da língua. Para que você confie no Senhor, a você hoje ensinarei” e Provérbios 29.25 “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”.

Que através dessa pequena meditação possamos eu e você, estar conhecendo mais e mais o agir de Deus em nossas vidas, e que possamos viver segundo as suas vontades e na sua dependência.

Fale comigo:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.