IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir PDF

Como Deus é descrito em provérbios

 

 

Provérbios é um livro que nos orienta a um viver sábio. Freqüentemente mostra a resposta e a atitude de uma pessoa em relação a Deus, que é a fonte da sabedoria. Vários provérbios revelam o caráter de Deus.


Conhecê-lo nos ajuda no caminho da sabedoria.


Deus esta ciente de tudo o que acontece, Provérbios 15.3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” Ele conhece o coração de todas as pessoas, inclusive o meu e o seu Provérbios 15.11 “O inferno e a perdição estão perante o Senhor; quanto mais os corações dos filhos dos homens”, Provérbios 16.2 “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito”, Provérbios 21.2 “Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração”.


Ele controla todas as coisas, Provérbios 16.33 “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor”, Provérbios 21.30 “Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor”.


Ele é um lugar seguro, Provérbios 18.10 “O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros”.


O Senhor resgata as pessoas boas e livra-as do perigo, Provérbios 11.8 e 21 “O justo é salvo das tribulações, e estas são transferidas para o ímpio, Esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados”.


É Ele quem condena os ímpios, Provérbios 11.31 “Se os justos recebem a punição que merecem na terra, quanto mais o ímpio e o pecador”


Ele se deleita em nossas orações, Provérbios 15.8 e 29 “O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada, O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos”.


O Senhor ama os que o obedecem, Provérbios 15.9 “O Senhor detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça”, Provérbios 22.12 “Os olhos do Senhor protegem o conhecimento, mas ele frustra as palavras dos infiéis”.


Ele cuida dos pobres e necessitados, Provérbios 15.25 “O Senhor derruba a casa do orgulhoso, mas mantém intactos os limites da propriedade da viúva”, Provérbios 22.22 e 23 “Não explore os pobres por serem pobres, nem oprima os necessitados no tribunal, pois o Senhor será o advogado deles, e despojará da vida os que os despojarem”.


O Senhor purifica os corações, Provérbios 17.3 “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração”.


O Senhor odeia o mal, Provérbios 17.5 “Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo”, Provérbios 21.27 “O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções”, Provérbios 28.9 “Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis”.


E a nossa atitude, a nossa resposta, o nosso comportamento perante tudo que vemos acima, qual deve ser?


Devemos temer, respeitar e reverenciar o Senhor, Provérbios 10.27 “O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada”, Provérbios 14.26 e 27 “Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos, O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte”, Provérbios 15.16 “É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”, Provérbios 16.6 “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal”, Provérbios 19.23 “O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas” e Provérbios 28.14 “Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça”.


Devemos obedecer a Palavra de Deus, Provérbios 13.13 “Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado” e Provérbios 19.16 “Quem obedece aos mandamentos preserva a sua vida, mas quem despreza os seus caminhos morrerá”.


Devemos sempre buscar agradar a Deus, Provérbios 21.3 “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios”


E principalmente quando aprendermos que devemos confiar plenamente no Senhor a nossa vida vai ser a cada dia melhor, Provérbios 22.17 a 19 “Preste atenção e ouça os ditados dos sábios; aplique o coração ao meu ensino. Será uma satisfação guardá-los no íntimo e tê-los todos na ponta da língua. Para que você confie no Senhor, a você hoje ensinarei” e Provérbios 29.25 “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”.


Que através dessa pequena meditação possamos eu e você, estar conhecendo mais e mais o agir de Deus em nossas vidas, e que possamos viver segundo as suas vontade e na sua dependência.

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ou acesse: www.pgshama.com

 

Eventos Igreja

February 2020
S M T W T F S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp