IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir PDF

 Perdoando os destruidores de sonhos

 

 

O que é perdão: Remissão de culpa, dívida, pena, absolvição, benevolência.


O perdão cura, limpa, lava e purifica nosso corpo, alma e mente, temos que ter sempre isso conosco e procurar sempre praticar o perdão, mesmo para com aqueles que nos ofende e não reconhecem o erro, pois desses é o Senhor quem cuida.  Hebreus 10.30 "A mim pertence à vingança; eu retribuirei"


Então que nos possamos ser gratos a Deus por Ele ter nos perdoados, e principalmente por continuar a nos perdoar a cada erro que cometemos.


Versículo chave: Mateus 6.12 “perdoa-nos as dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”


Como você se sente quando é injustiçado por alguém?

É capaz de olhar em seus olhos e ter bons pensamentos e sentimentos?

Será que você pensa que sua história é a mais complexa e difícil de perdoar ou ser perdoada?


Um injustiçado, porém perdoador:


O livro de Gênesis apresenta uma linda história de perdão. Um jovem que teve sua vida aparentemente destruída por seus próprios irmãos. Um jovem que foi vendido a uma cultura e país diferentes de forma fria e insensível. Um dia esse jovem estrangeiro é acusado pela esposa de seu patrão de um ato que não cometeu (foi injustiçado). Ao ser preso, começa a relembrar de tudo o estava acontecendo em sua vida até aquele momento.


Uma pergunta: o que você pensaria se estivesse no lugar de José dentro daquela cela?


Seria fácil ou difícil perdoar seus irmãos e a esposa de Potifar?


Diariamente estamos nos relacionando com pessoas. Estamos marcando ou sendo marcados por esses relacionamentos. Há bons e saudáveis relacionamentos que fazemos questão de apreciá-los e valorizá-los. Mas o que fazemos quando somos mal-interpretados por alguém? Como reagimos com aqueles que nos prejudicaram e parecem que até zombam de nós?


Apesar das aparências negativas, Deus estava com José. Libertou-o da prisão e o fez governador do Egito. Um dia teve a oportunidade de reencontrar seus irmãos e lhe ofereceu o perdão. Esses homens agora eram felizes e achavam que eram indignos por tamanho tratamento.


Uma frase: “perdoar é conceder ao outro o direito de ser feliz novamente”.


Jesus e o perdão


Na oração modelo Jesus comentou a questão do perdão. Disse: “porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tão pouco vosso Pai vos perdoará...”

Então vemos que para sermos perdoados, temos que liberar perdão para as pessoas e essa é uma área terrível de ser tratada, pois quando nós erramos sempre achamos que é mais fácil as pessoas nos perdoar, mas quando erram conosco, ai carregamos essa magoa pela eternidade e prendemos as pessoas conosco, devemos pedir a Deus que nos ajude a sermos pessoas perdoadoras, que consigamos liberar perdão facilmente.

Não só para o bem dos que nos ofende, mas principalmente para o nosso próprio bem.


O que não é perdão


Perdoar não é ignorar um erro, alguns dizem: “ah, deixa pra lá”, isso não resolve, apenas encobre. Ignorar um erro não significa necessariamente perdoar a quem nos magoou. Quando ignoramos sempre acumulamos mais problemas, e mais difícil fica de ser resolvido, com sérios riscos de chegar-se a extremos: separação, morte, agressão, calunias, doenças incuráveis, etc...

Perdoar não é desculpar, e nem por panos quentes em cima do erro, José disse a seus irmãos: Gênesis 50.20 “vós intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem”.

José tratou o caso com personalidade e firmeza moral. Não arranjou desculpas para o que tinha ocorrido. Um dos primeiros passos que temos de dar para perdoar realmente, é reconhecer o erro que alguém cometeu contra nós.

Perdoar não é assumir a culpa dos outros, muitos gastam tempo pensando o que fez para terem sido ofendidos e injustiçados. José não fez isso. Foi amoroso e diplomático com seus irmãos, mas não assumiu a culpa de que era deles.


O que é perdão


Perdoar implica em definir claramente o erro cometido contra nós, José disse a seus irmãos: “eu sou José, a quem vendestes para o Egito”. Precisamos reconhecer interiormente os erros que outros praticaram contra nós para que possamos perdoá-los.

Perdoar é encarar a cruz de Cristo, depois que identificamos os erros que cometeram contra nós, os sentimentos que nasceram em nosso ser (humilhação, injustiça, revolta, comparação, indiferença, etc...). Resta-nos ir à cruz de cristo. Paulo em Efésios 4.32 diz: “antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou.”


Perguntas para discussão:


O que você poderia fazer essa semana para encontrar alguém que lhe machucou e apresentar-lhe o perdão?

É mais difícil perdoar quando a injustiça está recente ou quando faz muito tempo, como no caso de José?

É possível ser salvo tendo algum caso de falta de perdão não resolvido? 

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ou visite: www.pgshama.com

 

 

Eventos Igreja

January 2020
S M T W T F S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp