IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir PDF

Relacionando-se com Deus de maneira franca

 

 

O dicionário define relacionamento como, entrar na intimidade.

 

Objetivo da lição: levar cada um de nós a ter um relacionamento franco e verdadeiro com Deus, a identificá-lo como alguém que nos ama e quer se aproximar cada vez mais de nós. Ele não só nos ama, mas quer se aproximar cada vez mais.

 

Porque franco e verdadeiro? Porque Deus nos ama incondicionalmente, mesmo que erremos feio, Ele esta pronto a nos perdoar. Não precisamos nos envergonhar por termos errados, por pior que seja nosso erro, pois o Senhor já sabe (O Salmo 139 relata muito bem isso Deus esta em todo lugar e sabe tudo), mas Ele quer ouvir de nós, Ele quer se relacionar, isto é, entrar na intimidade conosco.

Deus ama tanto o se relacionar conosco, ser intimo nosso, que quando criou o homem, Ele mesmo vinha pessoalmente ao Edem, caminhar e conversar com o homem, isto é, ele vinha se relacionar, ter intimidade com Adão.

 

Gênesis 3.8 “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia...”

 

Deus existe?

Na clássica obra “Cem anos de solidão”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez conta-se a história de um vilarejo onde as pessoas são acometidas por uma estranha praga de esquecimento um tipo contagioso de amnésia. A praga faz com que a as pessoas esqueçam o nome dos objetos mais comuns. Um jovem não infectado tenta diminuir o estrago da epidemia colocando etiquetas em tudo. “isto é uma mesa”, “isto é uma janela”, “isto é uma vaca, ela deve ser ordenhada todas as manhãs”. E, na entrada da cidade, na rua principal, ele coloca dois grandes avisos. Um deles diz “O nome desta vila é Macondo” e outro, maior, diz “Deus existe”.

 

Na vida aprendemos muitas coisas, esquecemos outras, mas jamais poderemos esquecer a quem pertencemos, por uma única razão e nela se centraliza a plenitude da vida: João 3.16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

 

Deus ama tanto o relacionamento, que deu seu Filho para restabelecer o relacionamento conosco!

 

Romanos 5.18 “Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens”.

 

Como Deus se apresenta para você? Pense nisso!

 

Algumas pessoas agem como se Deus fosse um arbitro que marca pontos quando boas ações são realizadas em um grande placar no céu. Essas pessoas são consumidas pelo medo de cometer uma falta e sofrer um pênalti, ai sofreriam um gol e estariam em desvantagem no placar. Podem cometer erros e infrações quando Deus não esta olhando, mas na maior parte do tempo elas são motivadas pela culpa e estão obcecadas com a idéia de evitar a fúria de Deus (pessoas chegam ao extremo de se tornarem mendigos, moradores de rua e até mesmo suicidas, por sentimentos de culpa). Deus não se enfurece contra nós, mas somos nós que nos afastamos de Deus através de nossos pecados, trazendo conseqüências para nós mesmos.

 

Isaías 59.2 “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá”.

 

Outras usam a expressão do Deus avô para não crescer e assumir responsabilidades. Enxergam a Deus como muito bonzinho, que não exige nada de seus filhos e que não cobrará em tempo algum os seus atos. Mas sabemos que todos nós vamos prestar contas diante do grande tribunal de Cristo.

 

Em Atos 5.1 a 10 vemos a passagem de Ananias e Safira que pensarão que era assim e mentiram ao Espírito Santo, e pagaram com a vida.

 

Há também aqueles que acham ser Deus um cientista, “Uma consciência superior” demasiadamente ocupada para se envolver com os seus problemas, por se encontrar realizando experiências em um grande laboratório cósmico. Errado a verdade é que nós não convidamos a Deus para participar de nossos problemas, mas devíamos, pois Ele espera só o convite, após ser convidado Ele vem e surpreende.

 

Isaías 59.1 “Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir”.

 

Outros imaginam Deus como um guarda-costas, querendo viver de qualquer modo sem nenhum tipo de compromisso, mas ao mesmo tempo esperando que Ele esteja sempre de prontidão para qualquer eventualidade na vida. Por serem pessoas decentes, acreditam que Ele as tornará imunes as doenças ou injustiças e quando isso não acontece à culpa é de Dele. Um exemplo bem comum e fácil de ser encontrado é esse: eu não bebo, eu não fumo, eu não roubo, não uso drogas, não faço mal a ninguém, porque Deus fez isso comigo?

 

Não esquecemos que tudo isso é o mínimo que todo ser humano deveria fazer não prejudicar ninguém, inclusive a si mesmo.

 

1 Coríntios 3.16 “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês”?

 

E você como vê a Deus? Deus é amor. Esse é o principio de qualquer relacionamento bem sucedido, pois não poderemos amar se não conhecemos o amor.

 

Só quem conhece o amor pode amar, pois conhecendo vai saber como manifestar para com os outros.

Graças a Deus que todos conhecemos o Pai e podemos oferecer Ele a outras pessoas.

 

Na bíblia encontramos a síntese do sentimento que favorece qualquer relacionamento que tenha como base o amor: 1 João 4.19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” 

 

Para discutir e refletir!

 

Você o ama? Esta disposto a estreitar ainda mais os laços com Ele? Se você disse sim, então ore, jejue, leia a palavra, medite, freqüente os cultos, a escola bíblica, procure demonstrar esse amor para que o Pai saiba e sinta o quanto você o ama, e assim retribua mais ainda esse amor!

Acredite, quando você se relacionar com Deus conscientemente e Ele se tornar o centro de sua vida haverá constante satisfação, graça, comunhão e esperança.

 

Experimente agora. Aproveite este momento de comunhão e comece uma nova etapa de sua caminhada com Deus, invocando-o através de uma oração. 

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ou acesse: www.pgshama.com

 

 

Eventos Igreja

January 2020
S M T W T F S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp