IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pneumatologia - O Espírito Santo no período da criação

E-mail Imprimir PDF

 O Espírito Santo no período da criação

 

 

Quando a bíblia diz que no princípio criou Deus os céus e a terra, não quer dizer que neste ato agiu apenas uma das pessoas da divindade. Pai, Filho e Espírito estavam envolvidos na obra da criação.

Colossenses 1.16 “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. O próprio Jó reconhece que o Espírito de Deus dá vida, Jó 33.4 “O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida”, Genesis 1.2 “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.


A) Deus, o Pai - a palavra criar aparece três vezes no primeiro capítulo de Gênesis, versículos 1, 21 e 27 Deus criou o mundo do nada, pelo poder de sua palavra, Salmo 33.6 “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca”.


B) Deus, o Filho - o evangelista João falando sobre a criação, diz que o Deus filho estava com o Deus pai na criação do mundo. João 1.1 a 4 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens”.


C) Deus, o Espírito - de acordo com o texto de Gênesis 1.2 “a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Aqui está a ação do Espírito na criação. “com o sopro de sua boca Deus estabeleceu tudo”. Na sua profunda sabedoria, Jó afirmou: Jó 26.13 “Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca”.


Gênesis 1.2 afirma: “e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. Este texto indica a atuação do Espírito do Senhor na criação do universo. A expressão “pairava sobre a face das águas” poderia ser literalmente traduzida “continuava cobrindo-a”, como faz a ave ao chocar seus ovos. O Espírito traz ordem onde há o vazio, abrindo caminho para a poderosa atuação do Deus criador. Vemos então que no início ele estava ao lado de Deus Pai e de Cristo, Jó 26.13 “Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca” e João 1.1 a 3 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ou acesse: www.pgshama.com

 

Eventos Igreja

February 2020
S M T W T F S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp