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Pneumatologia - A natureza do Espírito Santo

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 A natureza do Espírito Santo




1) A personalidade do Espírito Santo

 

Significado, contém em si mesmo os elementos de existência pessoal. É difícil definir personalidade quando é atributo de Deus. Deus não pode ser aquilatado pelos padrões humanos. Pode-se dizer que a personalidade existe quando se encontram, em uma única combinação, inteligência, emoção e volição (vontade), ou ainda, autoconsciência e autodeterminação. O Espírito Santo possui os atributos, propriedades e qualidades de personalidade, então se pode atribuir a esse ser, inquestionavelmente, personalidade.

Prova, sua personalidade dentro do registro histórico tem sido disputada e negada. Apesar de que as escrituras não fornecem nenhuma base para tais disputas ou negações.

 

2) A necessidade de prova

 

Em contraste com as necessidades com as outras pessoas da divindade. As ações e operações do Espírito Santo são de tal forma secretas e místicas, tanta cousa se diz de sua influência, graça, poder e dons, que ficamos inclinados a pensar nele como se fosse uma influência, um poder, uma manifestação ou emanação da natureza divina, e não como uma pessoa.

Por causa dos nomes e símbolos usados a respeito do Espírito Santo, que sugerem o que é impessoal, tais como: vento, fogo, fôlego, poder, água e azeite.

 

Vento, João 3.5 a 8 “Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".

 

Fogo, Atos 2.1 a 4 “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”

 

Fôlego, João 20.22 “E com isso, soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo”

 

Poder, 1 João 2.20 “Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento”

 

Água, Efésios 5.18 “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”

 

Azeite, 1 Tessalonicenses 5.19 “Não apaguem o Espírito”

Pelo fato de nem sempre o Espírito Santo, ser associado ao pai e ao Filho, diz-se que é impessoal. 1 Tessalonicenses 3.11 “Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês”.

Pelo fato de a palavra "Espírito Santo" ser neutra (grego= pneuma).

 

Sua prova, seus pronomes pessoais masculinos

 

João 15.26 “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito”.

 

João 16.7,8,13,14 “Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

 

Obs.1 “A personalidade do esp. Santo, chega a dominar a construção gramatical "pneuma" que é substantivo do gênero neutro, mas sempre é usado pronomes pessoais masculino, isso é notável”.

 

Obs.2 “Cristo supremamente autorizado, dá testemunho gramatical, onde usa a palavra "parakleto" (consolador João 14.16 e17 “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”). Este o substituiria como pessoa (e mais ainda, pois, Jesus tinha limitações humanas”).

 

Associação com outras pessoas da divindade e com os homens

 

Mateus 28.19 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”

 

Atos 15.28 “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias”

 

2 Coríntios 13.14 “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”

 

Características pessoais do Espírito Santo

 

Por características não nos referimos a mãos, pés ou olhos, pois essas coisas denotam corporeidade, mas antes, qualidade, como conhecimento, sentimento e vontade, que indicam personalidade.

 

Inteligência, 1 Coríntios 2.10 e 11 “mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus”. Romanos 8.27 “E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. João 14.26 “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”.

 

Vontade (volição), 1 Coríntios 12.11 “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

 

Amor, Romanos 15.30 “Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor. Efésios 4.30 “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (emoções). Devemos nossa salvação tão verdadeiramente ao amor do Espírito Santo como ao do Pai e ao amor do Filho.

 

Bondade, Neemias 9.20 “Deste o teu bom Espírito para instruí-los. Não retiveste o teu maná que os alimentava, e deste-lhes água para matar a sede”.

 

Tristeza, Efésios 4.30 “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”. Ninguém pode entristecer a lei da gravidade, ou fazer com que se lamente o vento oriental. Portanto, a não ser que o Espírito Santo seja uma pessoa, a exortação de Paulo (Efesios 4.30), seria sem significado e supérflua.


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