IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Pneumatologia - Os símbolos aplicados ao Espírito Santo

E-mail Imprimir PDF

 Os símbolos aplicados ao Espírito Santo

 

 

Ele é comparado com água, João 7.38 e 39 “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado”,               João 4.14 “mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".

 

Ele é comparado com óleo, Lucas 4.18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos”, Atos 10.38 “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele”, 2 Coríntios 1.21 “Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu”, 1 João 2.20 “Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento”, então vemos que é Ele que ilumina e prepara para o serviço de Deus.

 

Ele é comparado com uma pomba, Mateus 3.16 “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele” Marcos 1.10 “Assim que saiu da água, Jesus viu os céus se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele”, Lucas 3.22 “e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado", João 1.32 “Então João deu o seguinte testemunho: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele” 

 

Ele é comparado com um selo, 2 Coríntios 1.22 “nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir”. Efésios 1.13 “Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa”, e Efésios 4.30 “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”.

 

Ele é comparado com vestimenta, Lucas 24.49 “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto". Cobrir de santidade.

 

Ele é comparado a um penhor, 2 Coríntios 1.22 “os selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir”, 2 Coríntios 5.5 “Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir”, Efésios 1.14 “que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”.

 

Ele é comparado com fogo, Atos 2.3 “E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles”.

 

Ele é comparado com um servo, Genesis 24 (todo) está sempre pronto a nos servir.

Espírito Santo, Lucas 11.13 “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir” Romanos 1. 4 “e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor”.

O caráter moral essencial do Espírito é salientado nesse nome. Ele é Santo (maior atributo de Deus), em pessoa e caráter, e também é o autor direto da santidade do homem. O nome Espírito Santo é tomado com toda freqüência, não por ser este mais Santo que os demais da divindade, mas porque oficialmente sua obra é santificar.

 

Espírito eterno, Hebreus 9.14 “quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo”, assim como a eternidade é atributo ou característica da natureza de Deus, semelhantemente a eternidade é atributo do Espírito Santo como uma das distinções pessoais no ser de Deus.

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ou acesse: www.pgshama.com

 

Eventos Igreja

February 2020
S M T W T F S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp