IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Ética durante a pregação

E-mail Imprimir PDF

 

Ética durante a pregação

 

 Jesus20pregando

 

1. Conselhos gerais

 

Quando chegamos ao púlpito para falar, ou pregar, devemos sempre aguardar alguns segundos até que as pessoas parem de se mover e tomem seus assentos e façam silêncio. Caso contrário daremos à impressão que estamos nervosos ou somos inexperientes.

Devemos falar com o microfone longe dos lábios para que nossas palavras sejam nítidas e bem audíveis. Devemos evitar segurar o microfone na parte superior (cápsula captadora), pois este habito diminui a qualidade do som.

Devemos falar ou pregar vivendo o que estamos falando, usando expressões corporais. Evite mãos nos bolsos, pular demasiadamente ou se debruçar no púlpito ou outras atitudes que demonstrem exageros.

Certa vez um pastor ficou 20 minutos  debruçado no púlpito falando de um candidato político. Achei o debruçar no púlpito extremamente de mau gosto e anti-ético. Mas não falei nada com ninguém aquele dia. Conversando com os outros pastores, eles é que vieram externar suas preocupações sobre aquela cena, intelectual e eclesiástico, sem citar outros. Lembre-se, o púlpito é um palco onde você tem as atenções. Todas as atenções estão dirigidas e você.Faça o melhor possível.Não seja motivo de escárnio entre os irmãos.

 

Devemos falar no púlpito com autoridade, usando um tom de voz firme. Evite gritarias.Não confundir gritos com exortação.Não precisamos fazer o povo sentir dor de cabeça com os gritos, mas dor no coração com o poder da mensagem.

 

Devemos falar olhando para todas as pessoas. Evitando fixar os olhos em uma só pessoa na hora que estivermos no púlpito.

 

2. Piadinhas de mau gosto

 

 Devemos ter respeito pelo púlpito, evitando indecentes piadinhas desnecessárias.

 

Alguns exemplos

 

Quem esta triste diga amém.

Vocês não estão batendo palmas. Quem deixou as mãos em casa?

Quem está dormindo dê uma salva de palmas para Jesus.

Irmãos vocês não estão cantando hoje. O que está acontecendo? Quem ainda não jantou?

Vocês estão tristes. Será que morreu alguém da família?

Quem quer me ver subir para Jesus levante a mão. Vocês então que ficarem não seram salvos no arrebatamento.Ah.Ah.Ah.

 

3. Não usar ainda as frases

 

Tirar a oferta. Nas boas igrejas evangélicas não tiramos a oferta de ninguém.

Coloquem-se de pé. Vamos nos colocar de pé.O certo é: “vamos todos, ou os que podem, ficar em pé”.

Aos visitantes: ´´Que esta não seja a primeira vez” O certo é: ´´ Que esta seja a primeira de muitas outras  vezes”

 

4. O que falar

 

Devemos evitar falar contra autoridades, pois elas foram constituídas por Deus. Nosso dever é orar por elas e não criticar (Rm 13:1-7)

 

Não devemos falar contra as igrejas no púlpito. O lugar adequado  para isto é na EBD, na matéria Seitas e Religiões. Mas sempre lembrando do mandamento de Jesus que nos manda amar e orar até mesmo pelos nossos inimigos (Mt 5:44 Lc 6:27-28: 23:34: Rm 12:14). Além disto, falar mal de igrejas dá má impressão e causa rivalidade. Amar e perdoar é sem dúvida o melhor caminho.

 

Devemos chamar atenção das pessoas com docilidade, principalmente das crianças, caso contrario poderemos magoar os pais e parentes delas.

 

Devemos respeitar o horário ao estarmos falando no púlpito. O louvor deve durar aproximadamente metade do culto. A outra metade deve ser separada para a pregação e os apelos. Lembre-se que o bom e breve é duas vezes bom. Pregações ou louvores de mais de uma hora não edificam, cansam.

 

Não devemos gritar demasiadamente. Precisamos cuidar da nossa voz, Senão em pouco tempo ficaremos sem ela.

 

Quando não formos o pregador escalado nesta ou em outra igreja e tivermos a oportunidade para saudação, devemos ser breves. Tem pessoas que lêem a Bíblia, oram. Cantam e dão testemunhos quando deviam somente dar uma do Espírito Santo. Devemos demonstrar que somos líderes sinceros, educados e éticos. Caso contrario estaremos prejudicando a programação do culto. Além disso, correremos o risco de nunca mais ganharmos oportunidade naquela igreja.

 

Uma das maiores virtudes do líder, é ser humilde, saber aceitar as criticas e elogios desde que as criticas sejam construtivas e feitas com amor.

 

Nunca devemos exortar (disciplinar) irmãos em programas de radio ou TV, nem em campanhas de evangelização ao ar livre.

 

Nunca usar expressões:

 

Saco cheio;

Pô;

Pra casa do chapéu;

Danado;

Caramba;

Bão;

Aquela pessoa estava metendo o pau nos membros;

Moleque ou maloqueiro (moleque = demônio da antiguidade);

Ou qualquer tipo de palavra ou expressão vulgar.

 

5. O que orar

 

Orar pelo que foi determinado.

O dirigente da oração ora, os outros concordam.

Todos oram junto quando se determinar.

Oração na casa de outras pessoas crentes (fazer como é feito na igreja).

Oração na casa de outras pessoas que não são crentes (não gritar, não orar em línguas em demasia).

 

6. Benção apostólica

 

A benção apostólica é dada pela maior autoridade que se encontra na igreja, ou quem esta autoridade determinar, seguindo sempre a cadeia de autoridade ministerial.

 

Se por ventura forem duas autoridades de mês, o nível, a preferência é pelo mais velho.

 

 

Livro: Ética Cristã no Diaconato  

Editora: Herr     

Autor: Edson de Almeida

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Eventos Igreja

September 2019
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp