IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Ética nos costumes e trajes

E-mail Imprimir PDF

 

Ética nos costumes e trajes

 

trajes

 

Boa parte das igrejas evangélicas não regulamenta sobre costumes e trajes, como mostra este artigo, tirado de um estatuto de igreja evangélica:

A igreja não regulamenta usos e costumes relativos a traje, cabelos e enfeites; porém deve zelar pela decência, ordem e moderação.

Não devemos esquecer: devemos zelar pela decência, ordem e moderação; pois isto também é bíblico.

Mateus 15.11 (Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que contamina).

Marcos 9.41 a 47 (Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão. E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,).

II Coríntios 6.3 (Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;).

I Coríntios 10.27 a 33 (E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar).

Muitas pessoas afirmam que Paulo pregou costumes na primeira epístola aos Coríntios. Todavia, se vestimentas, cabelos, enfeites, véu fossem doutrina, o apóstolo Paulo não teria que ensinar também aos Colossenses, Tessalonicenses e em outras cartas que escreveu?

Corinto é a cidade da Grécia ladeada por dois portos: Cencréia e léquio. Como havia muita prostituição na cidade, os homens de Corinto exigiam que suas mulheres, quando em público, cobrissem a cabeça e o rosto. Daí surge toda a necessidade de exortação sobre costumes e trajes de Paulo ao Corintos, principalmente no capítulo 11.

Boa parte dos pastores evangélicos utiliza a tradição para legislar sobre costumes e trajes. Principalmente para atender a necessidade de moderação e não gerar escândalo. Se alguém está fumando, usa roupas pretas cheias de lantejoulas, usa mini-saias, cabelos cumpridos e mal vestidos não serão impedidos de entrar na igreja. A igreja não proíbe. Todavia, o trajar de um cristão, o andar de um cristão, os costumes de um genuíno cristão são modificados com o tempo. Ele vai conhecendo a palavra de Deus, vai conhecendo o modo de Cristo, e com o passar do tempo ele percebe que tudo neste mundo é vaidade, e o que se deve buscar são os tesouros espirituais.

Ele percebe que os modos do velho ser não são mais compatíveis e adequados quando ele, carregando uma bíblia embaixo do braço, estiver falando com alguém para ganhar almas. Com o passar do tempo seus trajes mudam, seu modo de falar muda, suas amizades mudam e se torna num cristão autêntico.

Isto acontece visivelmente com, por exemplo, os grupos de rock cristão. Nos primeiros CDs suas fotos mostram integrantes com cabelos compridos, desalinhados, roupas extravagantes e modo irreverente.

À medida que passa o tempo e novos CDs aparecem, verificamos que os seus trajes e maneiras se modificam. Aparecem agora com cabelos bem cuidados, trajes mais bonitos e elegantes, e a irreverência não faz mais parte de suas feições. Além de uma mudança nas letras e melodias musicais.

Aconteceu com, por exemplo, o grupo katsBarnea (Brasil), Stryper (USA) e dezenas de outros.

Do mesmo modo que uma mulher, quando "muda" de amor, muda seu cabelo, assim também um cristão, quando conhece o verdadeiro Deus e seu Espírito Santo, muda seus trajes, atitudes e maneiras. O que pedimos somente é paciência.

Todavia, as vezes, há abusos, há excessos, que escandalizam as pessoas, mesmo aquelas com paciência, aquelas que já estão na igreja há algum tempo e até aquelas com paciência, aquelas que já estão na igreja há algum tempo e até aquelas recém chegadas na igreja. Citarei alguns exemplos:

 

1.Normalmente o púlpito é mais alto que o local onde esta o plenário. Uma mulher de mini-saia sentada nas cadeiras no púlpito tirará certamente a concentração e a espiritualidade de boa parte dos homens do plenário a sua frente. E até de mulheres. Portanto o recomendado é saia abaixo do joelho quando for subir no púlpito.

 

2.Devido ao modo como é colocado os objetos no púlpito, cadeiras atrás e móvel de pregação (conhecido como púlpito) mais a frente, quando uma mulher está pregando ou dirigindo, fica de costas para quem está sentado no púlpito. Portanto o uso de clças não é aconselhado para as mulheres que vão fazer algum trabalho no púlpito. Isto devido a alguns exageros que ocorreram no passado, tipo calças coloridas e espalhafatosas, calças rasgadas... O mesmo se aplica para clções e bermudas. Como as mulheres não é recomendado cações e bermudas, aos homens idem.

 

3.Os membros mais antigos da igreja, utilizam o escrito em: (I Corintios 11.10 – todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça).

Para recomendarem que não se utilize chapéu, boné e toucas durante o culto, mesmo no plenário, ainda mais no púlpito. Antigamente, nos anos 20 a 50, a moda era todo homem utilizar chapéu. Mesmo nesta época, os homens não ficavam de chapéu dentro da igreja. Atualmente sobre o pretexto de evolução, mudança de habitos e costumes, moda de bonés e toucas dentro da igreja. Tudo bem se for visitante, não souber da recomendação e estiver frio. Mas outros motivos são duvidosos de retratação. Principalmente se estiver no púlpito. Isto é motivo de escândalo. Reveja o que diz Marcos 9.41 a 47.

 

4.O uso de chinelos na igreja é aceitavel, pois muitas pessoas simplismente não têm sapatos. Todavia quando um dirigente de louvor ou pregador apresenta-se de chinelo, não é adequado. Ainda mais com um pé mal cuidado. Até tênis são aceitáveis no púlpito, sandalias e pés bem cuidados também, mas chinelos para homens ou mulheres não.

 

5.Se o homem for pregar, o ideal é que fosse de gravata, distinguindo positivamente os obreiros e líderes dos demais, mostrndo respeito ao povo de Deus. Todavia, devido à situação financeira precária de alguns, e devido ao clima de muitas religiões, isto é uma recomendação, e não uma imposição da igreja.

 

Vestimentas, uso de véu ou como arrumar os cabelos, variam de acordo com o país e a época e por isso Deus nunca estabeleceu uma determinação geral e duradoura.

Imagine ser sua denominação abre uma igreja no Irã e mande você para lá. As mulheres de sua igreja usarão véu ou burka. Se for na Escócia, os homens usam saia. Se for em alguns lugares na Amazônia, os frenquentadores de sua igreja não usarão nada. Pense nisto antes de sair por ai ditando o que os outros devem usar e fazer.

Lembre-se que foi justamente estas imposições que fizeram com que houvesse o primeiro concilio da igreja: De um lado Pedro dizendo que as pessoas deviam ser circuncidadas. E do outro lado Paulo, dizendo que não era necessário para os novos crtistãos. Tiago, irmão de Jesus, foi o mediador. E o resultado foi que Paulo ganhou. Portanto não cria regras para que seja necessário um novo concilio.I samuel 16.7

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

?

Livro: Ética Cristã no Diaconato

Editora: Herr

Autor: Edson de Almeida

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Eventos Igreja

December 2019
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp