IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

 Prosseguindo para o alvo

 
unnamed_1.jpg
 
Filipenses 3.12 a 14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Como prosseguir?

Paulo nos ensina como partir de um passado de culpa, frustrações, erros e pesares e mover-se para um futuro que é cheio de glória.

Olhemos para Filipenses 3 e vejamos três coisas que nos ajudarão a prosseguir rumo ao destino final.

Para que você possa prosseguir precisa:

1 - Estar Insatisfeito com sua posição

Filipenses 3.12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.

Embora Paulo fosse santificado, não estava satisfeito. Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo não estou satisfeito”.

Apesar de todo o crescimento, ainda havia lugar para a maturidade.

Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito. Isso não me desencoraja, pelo contrário me encoraja mais ainda a prosseguir do lugar onde me encontro hoje, para o lugar onde devo me encontrar. Ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir. Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue: enquanto eu sirvo, haverá ainda muito a aprender.

Paulo era tão cheio de Deus, porque sabia esvaziar-se de si mesmo com muita facilidade. Não estava preocupado com o sucesso.  Sucesso não é um destino. Sucesso é um processo sem fim. O sucesso não é medido pelo que nós somos hoje, mas pelo que deveríamos ser; não é determinado pelo que nós temos feito, mas o que poderíamos ter feito. Portanto, o primeiro passo para prosseguir, é nunca está satisfeito com o que você é. Ao levantar-se pela manhã diga: eu vou viver o resto da minha vida da melhor forma possível com Deus.

2 - Seja Liberto do Seu Passado

Filipenses 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”.

A coisa importante não é onde você esteve, mas para onde você se dirige. Ninguém pode se lançar às esperanças e conquistas do futuro, se viver na lama do passado. Paulo estava determinado: “Não deixarei o meu passado impedir o meu futuro”.

Será que Paulo tinha coisas das quais queria esquecer? Muitas.

Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da igreja; ele tinha que esquecer as dores do passado; ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, naufragado, deserdado pela família, preso, caluniado...

Paulo teria que esquecer não somente os pesares das culpas passadas, como também as glórias passadas.

Você terá que limpar a gaveta do seu passado e esquecer as falhas passadas se quiser prosseguir com Deus. O Significado a palavra esquecer, não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou ser controlado por.

Exemplo: Deus diz no livro de Isaías: “Dos teus pecados não me lembro mais”. Quer dizer que Deus tem uma má memória? Não.

O que Deus está dizendo é isto: não permitirei que aquilo que você fez no passado influencie o Meu relacionamento com você no presente. Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre ti e Mim. Assim deve ser conosco em relação a tudo que quer nos impedir de crescer e prosseguir para nosso alvo maior: a eternidade com Cristo.

3 - Seja Determinado

Você pode esquecer seu passado, pode focalizar-se no futuro; pode estabelecer alvos. É claro, isso vai requerer determinação, porque vivemos numa geração que facilmente desiste.

O fracasso não é o final; o fracasso nunca é um funeral. Deus não completou a obra em você até que você dê o último suspiro. Por causa da graça de Deus, da misericórdia de Deus e do perdão de Deus, não importa onde você esteve; não importa o que você fez; não importam suas culpas, não importa onde você esteve, mas sim onde você está (na presença Dele) e para onde se dirige (à eternidade com Ele).

A cada dia com Jesus é um novo dia. O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia, desde que Cristo seja o Senhor. Então você poderá dizer cada dia como Paulo: prosseguirei para o alvo da soberana vocação, para o autor e consumador da nossa fé.

Seu passado pode ter muitas marcas, mas seu futuro está intacto e Deus vai fazer história com você, mas para isso você terá que prosseguir.

Que Deus continue te abençoando poderosamente.