IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Aprenda a viver pelo Espírito Santo de Deus

pomba_voo.jpg

 

Todos nós sabemos muito bem que o próprio Jesus disse que vivendo no mundo nós teríamos muitas aflições, isso significa que Ele não nos enganou.

Acontece que o texto que está em Romanos 8.1, 5 a 9 (“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus; Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”) nos dá uma perspectiva, um foco, uma instrução para viver e encarar as aflições que irá nos fazer caminhar em triunfo, conquista e êxito em tudo que fizermos.

Porque?

Porque conhecer Deus e não viver segundo as instruções do Espírito Santo é andar sempre aflito de um problema para o outro. A única razão para o fracasso de uma pessoa é a perda do foco. Só o Espírito Santo de Deus pode abrir nossos olhos para tudo o que nos cercam e nos dar instrução para agir de maneira que o Pai se agrade. Então chegamos à conclusão que as lutas não se superam, simplesmente precisamos aprender a lutar.

O texto de Romanos 8.1, 5 a 9, nos ensina a viver pelo Espírito Santo de Deus.

Deus vive de uma maneira diferente de nós e Ele quer que aprendamos a viver a maneira dEle. Isso porque as coisas do Espírito são diferentes das do mundo. Viver pelo Espírito é viver no mundo, mas não pertencer a ele. E isso é possível? Sim é possível.

Podemos viajar para qualquer país, não falar aquela língua, não comer as comidas de lá, nem pensar como eles, ou seja, eu estou naquele país, mas não sou daquele país. Portanto estou no mundo, mas não sou do mundo, pois vivo à maneira do Espírito Santo.

Viver pelo Espírito de Deus é viver próximo do Pai, e quanto mais próximo do Pai, mais desprendidos ficaremos da maneira mundana e incrédula de viver, de pensar, de acreditar e falar. Quando conhecemos a Deus e ainda não vivemos pelo Espírito Santo é andar sempre aflito de um problema para o outro, sem ter direção e instrução para vencer.

Porque é importante viver à maneira do Espírito Santo?

Só assim conseguiremos agradar a Deus. Romanos 8.8 “Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”.

Só assim seremos reconhecidos como filhos pelo próprio Deus e pelos homens. Romanos 8.14, 16 e 17a “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo”.

Vejamos como exemplo um automóvel: Ele numa garagem é como se ele estivesse morto.

- Se você falar com o carro ele não faz nada, nem barulho, nem buzina, nem responde.

- Mas se você entrar no carro e ligar a chave, ele ressuscita e começa a andar.

Nosso corpo é como um veículo se tiver andando sozinho certamente estará desgovernado e causando tragédias, se tiver parado estará como morto sem função alguma, mas quando o Espírito Santo entra em nós e liga a chave, aleluia, começamos a andar, a nos movimentar, e nos tornamos um veículo de bênção na vida de pessoas, na vida da nossa igreja, na vida de nossos irmãos, famílias e principalmente uma alegria para o nosso Deus.

Você precisa deixar o Espírito Santo te pegar, te possuir e fazer de você um vaso para honra.

Adão e Eva antes de desobedecer viviam uma vida pelo Espírito Santo, Deus disse que se eles comessem do fruto da árvore eles morreriam (Gênesis 2.17 “mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"). Adão e Eva comeram da tal árvore e morreram.

Mas como morreram se está escrito em Gênesis 5.5 que viveram mais 900 e tantos anos.

O que morreu então? O espírito deles.

Quando digo que morreram quero dizer que deixaram de serem governados pelo Espírito de Deus e passaram a serem governados por suas próprias mentes e vontades.

E até hoje o mundo é assim, aquilo que eles veem é o que acreditam e vivem separados de Deus.

Não percebem nada das coisas de Deus e quando falamos para o mundo das coisas espirituais então, acham loucura.

É porque estão mortos (separados de Deus), o mundo fala de maneira diferente de nós, pensa diferente de nós, faz coisas totalmente diferente de nós e sofre sérias consequências por causa dessa separação que só poderá acabar por meio de Jesus Cristo.

A verdade é que temos muitos problemas se vivermos segundo o sistema do mundo, mas podemos viver no mundo e não precisamos viver como ele, pois temos a Palavra de Deus como manual de vida e o Maravilhoso Espírito de Deus que nos ajudará em tudo até o glorioso dia que a igreja juntamente com Ele subirá para encontrar com nosso Senhor nos ares.

1 Tessalonicenses 4.13 e 14 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram”.

Deus te abençoe poderosamente