IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Gratidão 

 
 

Estória ilustrativa:

Uma mulher passou anos da vida trabalhando, lavando as roupas de sua família à mão. Já tinha visto outras pessoas usando suas máquinas de lavar, mas ela simplesmente não tinha condições de comprar uma. O marido dela queria lhe dar uma máquina como presente, mas ganhava pouco. Ele começou a poupar dinheiro e, depois de muito sacrifício, conseguiu comprar uma máquina nova que facilitaria muito a vida de sua mulher amada. Foi entregue na casa deles e colocada, com todo cuidado, no lugar preparado. A mulher colocou detergente, encheu a máquina com água e pôs as primeiras roupas para lavar. Quando a máquina começou a girar, ela ficou admirada, olhando para o presente que jamais esperava receber. Agradeceu ao marido dezenas de vezes. Para mostrar a sua gratidão, ela caprichava na cozinha e sempre lavava as roupas do marido antes das dos outros membros da família.

Algumas amigas foram visitá-la. Ela as levou à lavanderia, e sorria o tempo todo enquanto mostrava-lhes a sua nova máquina. Cada amiga ouvia a história do amor do marido dela e do sacrifício que ele fez para lhe dar esse presente tão especial. Ela cuidava bem da máquina, sempre a mantendo limpa e em boas condições para o próximo uso. Cada vez que a usava, ela lembrava da generosidade e sacrifício do seu marido.

Ela sentia sincera e profunda gratidão no coração.

Gratidão a Deus:

Queridos temos muitos motivos para agradecer a deus, mas temos dificuldades para nos lembrar.  Faça um teste agora! Pare, feche os olhos e pense em três motivos que você é grato a deus hoje. Parece fácil, não é mesmo, mas nossa mente tem dificuldade de focar no que nos fizeram de bom. Faça outro teste: pare, feche os olhos e pense no que aconteceu de ruim para você hoje. É bem mais fácil, não é?

Vamos ver alguns motivos para sermos gratos a Deus:

Deus nos dá alimentos e as necessidades da vida, (Mateus 6.11,30 a 34 “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? Ou ‘que vamos beber? Ou que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”; João 6.11 “Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes” e 1 Timóteo 4.3 e 4 “e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças”).

Somos abençoados com famílias, (Rute 4.12 a 14 “E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá. Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel”; Salmos 127.3 “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” e Provérbios 31.10,29 e 30 “Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera. A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”).

A presença, o bem-estar e a segurança de pessoas queridas (Atos 28.15 “Os irmãos dali tinham ouvido falar que estávamos chegando e foram até a praça de Ápio e às Três Vendas para nos encontrar. Vendo-os, Paulo deu graças a Deus e sentiu-se encorajado”; Efésios 1.16 “não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações” e 1 Tessalonicenses 1.2 “Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações”).

A proteção e as vitórias, (Êxodo 15.1 e 2 “Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro! O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei” e Esdras 8.31 “No décimo segundo dia do primeiro mês nós partimos do canal de Aava e fomos para Jerusalém. A mão do nosso Deus esteve sobre nós, e ele nos protegeu do ataque de inimigos e assaltantes pelo caminho”).

Agradecer por todos as pessoas, (1 Timóteo 2.1 “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens”).

Deus enviou jesus cristo, (Lucas 1.78 “por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente”; Lucas 2.38 “Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”).

Pela salvação, (Romanos 7.25 “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado”; 1 Coríntios 1.4 “Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus” e Colossenses 1.12 “dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz”).

Pela revelação da palavra a nós, (Lucas 10.21 “Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado”).

Temos, em cristo, a vitória sobre a morte, (1 Coríntios 15.57 “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”).

Deus nos usa para divulgar a sua palavra, (2 coríntios 2.14 “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”).

Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos, (Tiago 1.17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”).

"tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão”.

Devemos ser como a adoradora de Marcos 14.3 “Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus”.

Jesus estava num jantar em Betânia na casa de Simão, o que era leproso ela unge jesus com um perfume de nardo puro (na cabeça) alguns criticaram, mas ela nem se importou pois tinha um coração grato a jesus!

Os dez leprosos de Lucas 17.17 “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove”.

Jesus estava indo para Jerusalém e passando por samaria encontrou dez leprosos Jesus mandou que eles fossem se apresentar para os sacerdotes no caminho todos ficaram curados só um voltou para agradecer a jesus, ele tinha coração grato!

Gratidão aos irmãos, amigos.

 João 17.26 “eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles”.

Esse versículo demonstra que jesus tinha prazer, amor, gratidão em estar com seus discípulos ninguém quer estar unido com quem não ama.

Jesus era grato por eles mesmo com todos os defeitos que tinham eles eram: Fracos, vacilantes, às vezes davam problemas para jesus.

Pedro era impulsivo, queria resolver tudo na força, (João 18.10 “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita”).

Pedro afundou nas ondas, (Mateus 14.28 “Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”).

Tiago e João, brigavam para ver quem ia ficar à direita de jesus no céu, (Marcos 10.37 “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda").

Negado por Pedro, (Mateus 26.72 “E ele, jurando, o negou outra vez”).

Jesus não deixou que os defeitos deles encobrissem suas qualidades, jesus era grato por eles mesmo assim

Você pode dizer, mas ele é Deus!

Eu te respondo: “Deus que se fez homem”

Hebreus 2.14 “os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o diabo, que tem poder sobre a morte”.

Nossos irmãos erram conosco, mas temos que ser agradecidos por eles.

Conclusão: Se Jesus era grato por eles que falharam com Ele, nós também podemos ser gratos pelos nossos irmãos que falham conosco.

Marcelo Guimarães