IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

  Não deixe a timidez e a crítica acabar com seu ministério!

ano_novo_2009_021ab

Timóteo superou as críticas e venceu

Vamos falar de um jovem com quem podemos aprender alguma coisa. O nome dele é Timóteo.

Timóteo era um cara normal como nós e por esse motivo tinha algumas coisas para mudar no seu interior também.

Vamos ver um pouco da sua história:

O pai de Timóteo era grego e tudo indica que fosse incrédulo. (Atos 16.1 “Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego”).

A mãe dele Eunice, uma judia convertida e a bíblia diz que ela era uma mulher de fé. (2 Timóteo 1.5 “Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você”).

A avó dele se chamava Lóide, também uma mulher de fé reconhecida por Paulo. Timóteo se converteu ainda jovem através do ministério de Paulo.

Em 2 Timóteo 1.2 (“ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor”) Paulo o chama de filho. Paulo era pai espiritual de Timóteo. (Quando alguém nos leva até jesus esse alguém se torna responsável espiritual por nossa vida e vira nosso pai ou mãe espiritual).

Provavelmente Timóteo tenha se convertido na primeira viagem missionária de Paulo e talvez tenha presenciado o apedrejamento dele em listra (atual Turquia) que era a cidade onde Timóteo nasceu.

Apedrejamento Atos 14.19 e 20 “Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe”.

Bom, o tempo passou e Timóteo se tornou um discípulo de Paulo e Deus usou Paulo para transformar a sua vida. É muito importante a gente se espelhar e admirar alguém de deus, e ser um discípulo. Não imitar, porque Deus nos fez únicos. O Zé é o Zé, o Marco é o Marco. Mas as atitudes boas devem ser imitadas. E eu creio que Timóteo admirava Paulo por ver que deus agia através dele. Até que chegou a hora que Deus disse: “eu quero Timóteo nesse trabalho” e deus usou Paulo e os presbíteros da igreja para separá-lo para o ministério. Através da imposição das mãos de Paulo, Deus concedeu um dom a Timóteo. 2 Timóteo 1.6 “Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos”.

Recebeu outro dom por mensagem profética através da imposição de mãos dos presbíteros. (1 Timóteo 4.14 “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”).

E agora?

Timóteo tinha recebido dons espirituais, estava pronto para ir e detonar na obra de deus! Mas não foi assim, as vezes não funciona assim.

Porque não foi assim? Porque Timóteo quase deixou que a falta de confiança e a timidez acabasse com tudo.

Vamos falar o porquê. Paulo viu que Timóteo era capacitado por Deus e pediu para que ele cuidasse de algumas coisas:

Pediu que orientasse os bispos; igrejas; 1 Timóteo 1.1 a 5 “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, a Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

(Porque havia algumas pessoas que pregavam falsas doutrinas)

E por esse motivo alguns estudiosos dizem que Timóteo era bispo; outros dizem que ele não era apóstolo nem bispo e sim um representante apostólico que fazia tarefas especiais.

O importante é saber que ele era um servo de deus que cuidava das coisas de deus e que foi usado para levar a verdade.

Ele fez a diferença! Só que Paulo percebeu a falta de confiança de Timóteo. Porque eu digo isso? Eu creio que havia um sentimento de incapacidade em Timóteo. Acho que ele dizia assim:

Mas eu não posso. As pessoas não vão me respeitar. Eu sou o menor, o que sabe menos.

Você pode estar se perguntando: “da onde você tirou isso? Que Timóteo era assim?

Se nós lermos 2 Timóteo 1.7 “porque deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. Nós vamos ver Paulo lembrando a Timóteo que deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio.

Em 1 coríntios 16.10 e 11 “e, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos”.

E nessa ocasião Paulo pede: Para que cuidem Timóteo para que não ele tema. E também pede para que não o desprezem.

Em 1 Timóteo 4.12 “ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem; mas seja um exemplo para os fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Paulo instrui a Timóteo que ninguém deve desprezá-lo por ele ser tão jovem e ocupar um cargo tão importante.

Porque Paulo disse essas coisas?

Porque provavelmente a falta de confiança era um problema para Timóteo. Minha opinião sobre essa timidez de Timóteo é que: provavelmente geraram nele essa timidez, sabe porquê? Porque ele deixou que pessoas plantassem isso nele. Pessoas que achavam que por ele ser jovem não tinha capacidade para assumir um cargo de tal responsabilidade.

Agora eu vou para o ponto onde quero chegar

· quantos de nós temos deixado que as pessoas digam o que somos e o que não somos? Que não temos valor. Deixamos que a timidez e a falta de confiança nos deixem sentados nos bancos. São, limpa banco de igreja! Sabe o que é isso? Vem senta no banco escuta, escuta e não faz nada pra Deus. Fica com espírito de galinha de angola, estou fraco, sou fraco. Nós precisamos deixar tudo o que falam de nós e tomar posse do que jesus fala de nós!

Precisamos adquirir confiança em Deus. E também autoconfiança (essa autoconfiança que falo é estarmos seguros daquilo que somos em cristo)

O que a bíblia fala que nós somos em cristo?

Em cristo somos mais que vencedores. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Se pedirmos alguma coisa em nome de jesus, crendo receberemos. Somos coerdeiros com Cristo; e várias outras coisas boas que a gente poderia citar.

João 14.12 “em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o pai”.

Eu finalizo essa palavra com (2 coríntios 3.4 a 6 “e é por intermédio de cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”.

Leituras complementares:

(João 7.1 a 5, os irmãos de carne de Jesus não criam nele e zombavam dele).

(Daniel 11.32 “o povo que conhece o seu Deus se esforçará e fará proezas”)

(Salmos 60.12 “em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos. Pisará os nossos inimigos”

(Salmos 118.15 “nas tendas dos justos há jubiloso cântico de vitória; a destra do senhor faz proezas”).

(João 14.12 “em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em Mim, esse também fará as obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas; porque Eu vou para o Pai”).

(Romanos 8.1 “portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”). Não adianta o diabo falar que você é pecador e por isso não pode fazer as coisas de Deus.

(Romanos 8.37 “mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou”).

(2 Coríntios 2.14 “graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento”).

Marcelo Guimarães