IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

 Crescei, multiplicai, enchei a igreja

alt

 

Gênesis1.28a “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e Multiplicai, e enchei a Terra".

Davi foi uma pessoa que produziu pessoas segundo sua espécie. Ele mesmo matou leão, urso e gigante e produziu pessoas como ele. Produziu líderes, que ficaram do lado dele e se tornaram iguais a ele.

Vamos ver os principais valentes de Davi e suas características.

Os valentes de Davi eram a escória da sociedade. Eram aqueles que todos discriminavam. Eram homens que não tinham nada de bom para oferecer a ninguém. Mas a fidelidade deles para com Davi era impressionante.

A Palavra nos diz que Davi estava acompanhado de pelo menos trinta e sete líderes (2 Samuel 23.39b “Foram ao todo trinta e sete”).

Esses homens eram fiéis para com Davi, estavam sempre do lado dele. Dentre os 37 líderes, três merece um destaque por sua qualidade:

Josebe-Bassebete: Matou 800 homens numa batalha (2 Samuel 23.8 “Josebe-Bassebete, um tacmonita, chefe dos três guerreiros principais; numa ocasião, com uma lança, enfrentou oitocentos homens numa mesma batalha e os matou”).

Eleazar: Feriu os filisteus até sua mão não aguentar mais empunhar a espada (2 Samuel 23.9 a 10 “Depois dele, Eleazar, filho do Aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram, mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. E o Senhor concedeu uma grande vitória naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos”).

Samá: Durante um ataque de uma tropa dos filisteus se colocou sozinho para defender o campo de lentilhas (2 Samuel 23.11 a 12 “Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória”).

Mas o foco aqui não são os valentes e sim quem produziu nesses líderes tanta coragem e fidelidade.

Davi foi um homem segundo o coração de Deus, um homem que conhecia o caminho do arrependimento, ele estava sempre pronto a reconhecer quando errava, ele tinha tanta facilidade com isso, que acabou agradando o coração de Deus. Vemos isso no Salmo 51 quando ele confessa e suplica, por que pecou gravemente. Ali ele estava sentindo no corpo e no seu espírito o peso da sua culpa. Mas Davi também tinha uma característica impressionante, ou seja, ele era uma pessoa que reproduzia outras pessoas segundo a sua espécie. É isso que devemos buscar em nossa vida e ministério, ser uma pessoa frutífera e que se multiplica, gerando outros conforme nossa espécie.

Que tipo de pessoa você está produzindo? Na igreja mesmo, lá na sua casa, no trabalho, no seu convívio diário. Você é daqueles que motiva as pessoas a continuar nessa caminhada, ou ajuda elas a ver só os obstáculos?

Como devo proceder para poder gerar pessoas segundo a minha espécie?

1 - Você deve ser uma pessoa que não ouve conselhos de covardes.

Josebe-Bassebete que matou 800 homens devia ser assim, o coração dele era confiante.

Conta-se que a Legião Francesa é o exército de mais elite do mundo, nenhum exército é mais bem preparado do que a Legião Francesa e o lema deles é o seguinte: "Se eu falhar, me engulam. Se eu cair, me levantem. Se eu desistir, me matem", isso significa que lá não há lugar para covardes.

No Reino de Deus não é diferente, não existe lugar para os que se esconde, Jesus disse: (Lucas 9.62 "Ninguém que tendo posto a mão no arado, e olha para trás, é apto para o Reino de Deus”).

2 -Se você é uma pessoa que participa, que paga preço, certamente você vai produzir pessoas como você.

Observe agora a declaração incondicional de Amasai, um dos chamados cabeça de trinta homens: (1 Crônicas 12.18 “Nós somos seus, Davi, e com você estamos, filho de Jessé! Paz, paz seja com você! E paz com os que o ajudam! Porque o seu Deus o ajuda”).

Esse homem revela a satisfação de servir, se comprometer com a visão, participar, de ser o primeiro a se prontificar para fazer algo. Davi produziu isso neles.

3 - Cobertura espiritual

Se você entende que cobertura espiritual não envelhece, ou seja, em todo tempo deve ser respeitada, então você está apto para produzir pessoas segundo sua espécie, ou seja, que anda em submissão e obediência aos Pastores como você.

Moisés disse pra Josué vá lutar, e pra Arão e Ur ele disse: vem comigo. Josué poderia se opor, mas se submeteu a ordem e enquanto Moisés estava com braços erguidos Josué vencia as batalhas. Esses braços erguidos significa cobertura espiritual. Enquanto estivermos debaixo de cobertura de nossos Pastores, venceremos todas nossas batalhas.

4 - A sua chama precisa ser mantida acesa

Você pode dizer como isso é possível?

É fácil, é só manter acesa. Significa manter constância, ou seja, não se envolva mais com o trabalho do que com Deus. Não se envolva mais com as coisas de Deus do que com o próprio Deus. Não se envolva mais com os amigos do que com Deus. Não se envolva mais com o namoro do que com Deus.

A verdade é que nada acontece sem Ele, Jesus disse: 9João 15.5 “eu sou a videira, vocês são os ramos, todo aquele que vive em Mim produzirá muitos frutos, porque sem Mim não podem fazer coisa alguma”).

É inútil deixar Ele de fora ou deixa-lo para depois, esse é o caminho mais difícil para se vencer uma batalha em qualquer área de nossas vidas, e se você não sabe vencer batalhas não poderá produzir pessoas que vença também.

5 - Investir no Reino

Devemos ser desprendidos para investir, porque quando isso acontecer, certamente você produzirá pessoas iguais a você. As pessoas devem ver em nós uma alegria em investir no Reino. Quem não investe no Reino não tem o desejo de ver as almas salvas, por que somente através do Reino de Deus instituído isso será possível.

Se você deseja produzir pessoas segundo a sua espécie, saiba que as suas necessidades não são e nunca serão maiores que as necessidades do Reino.

Invista no Reino e produza investidores sem se preocupar com o tamanho da sua recompensa, pois em matéria de doação, Deus sempre estará em primeiro lugar.

6 - Ser autêntico (verdadeiro)

Significa que seu padrão não é o mundo e sim o Reino. Fidelidade não tem meio termo, ou é ou não é. Ser autêntico é ser adorador em todo tempo: ao dormir, ao levantar, pela manhã, à tarde, etc. É como um casamento não dá para ser fiel de vez em quando. É uma junção de palavras e ações, não tem como dizer que é uma coisa e suas ações serem outras. A identidade é única, não há lugar para mundo, para a moda, para as obras da carne.

Quando andamos assim não precisamos fazer força para trazer a presença de Deus, ao som da nossa voz o Espírito Santo já se move em nosso favor.

Precisamos produzir pessoas que serão fiéis até o fim, na luta e nas batalhas da vida.

Muitas pessoas trabalham para o Reino apenas por recompensas, reconhecimento, fama, renome e até dinheiro, mas Deus procura adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade, pessoas que além de lutarem com firmeza e confiança, produzem outros iguais a si, que vão se tornarem valentes de Deus e vitoriosos em suas vidas.

A Igreja precisa desesperadamente de valentes de Deus, gigantes que não se dobrem a nenhum outro deus, a nenhuma outra obra, a nenhum outro propósito, a nenhum outro desejo. O Reino de Deus é constituído de lutadores com sede de vitória, com vontade de fazer o melhor.

Ande de acordo com o chamado que você tem.

Você foi chamado para produzir esses valentes e encher a igreja, a terra, a cidade, seu trabalho, seu bairro de pessoas segundo a sua espécie. Produza pessoas iguais a você que não são covardes, que vão até o fim, perseverante, valentes, defensora de suas famílias, de suas igrejas, de seus Pastores, de seu Deus.

Deus te abençoe poderosamente