IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir PDF

Rejeição

 

 

Juízes-11:1-2  

1Era então Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta; Gileade gerara a Jefté.

2Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes expulsaram a Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher.

 

A história de Jefté fala sobre um homem que morava na famosa Gileade, a terra do bálsamo, ele era membro da tribo de Manassés.

Gileade era o símbolo e o sinônimo do Espírito Santo.

Jefté era um homem cheio do Espírito Santo, era valente, valoroso, mesmo estando diante de um monte( rejeição) achava uma maneira de escalar.

Este homem Jefté era fruto de um adultério, e esse era um passado o qual o diabo usava para atormentá-lo todos os dias, e infelizmente esta é uma dolorosa verdade.

Ele sofreu com a rejeição de seus irmãos de sua madrasta, mas principalmente com a indiferença de seu pai, que não fez nada para resolver uma situação que ele próprio criou.

Não dá para apagarmos nosso passado, mas dá para olharmos para traz, e dizermos:

— Eu vou provar pra mim mesmo que eu posso ser muito melhor do que eu era!

O homem não deve ter vergonha do seu passado, deve conviver com ele, deve dominá-lo e não jogá-lo na lata de lixo, porque toda vez que ele quiser se exaltar, ele deve olhar para ele e dizer:

— Eu quero ser melhor que ele!

O mundo e os homens nos conhece e nos chama por apelidos como: o filho da prostituta, o ex detento, o ex viciado, o ex caloteiro,etc......

Mas Deus o Pai nos chama e nos conhece pelo nome.

Jefté era conhecido por Deus, como o filho de Gileade o filho da Unção.

Este homem foi gerado em Gileade, na casa do bálsamo, na cidade do óleo do azeite.

 Nós fomos gerados pelo Pai da vida.

A presença de Jefté trazia repulsa entre seus irmãos.

Se você quer ter vitória, aprenda a pagar o preço por ela, ninguém será aceito sem ser rejeitado.

E com Jefté não foi diferente, ele não agüentou tanta rejeição, tanta pressão, e fugiu.

Ninguém é de ferro, depois de ouvir tantas palavras malditas, é quase impossível você não fugir as vezes.

Familiar essa história? Essa é a nossa história!

Todos já ouvimos algo semelhante:

“Conhece o fulano?

—Ah, eu conheço, homem de Deus, valoroso, valente, cheio do Espírito Santo, MAS...!

A palavra MAS  é o bastante para que nossa imagem seja destruída, e em segundos o nosso passado é devassado e nós ficamos nus, diante da história da nossa vida.

E todos nós temos uma história, situações das quais nos arrependemos profundamente, que gostaríamos de esquecer, de apagar, mas sempre a aqueles que gostam de colocar o dedo na nossa ferida, lembrar rótulo, colocar a marca.

Há aqueles que fazem questão de ver não o que somos hoje, mas aquilo que fomos no passado.

Esses são os chamados repórter de satanás, que atuam no meio das igrejas, se os líderes soubessem o que uma palavra dita pode causar dentro de um homem, ele pensaria muito antes de falar.

Aqueles que expulsaram Jefté e o acusaram de ser filho de uma prostituta, eram os líderes, os anciãos da igreja.

A forma como reagimos a existência do nosso passado, determinará a construção do nosso futuro.

Muitos de nós ainda somos controlados por nossas lembranças.

Existem pessoas cheias do Espírito Santo, valorosas, valentes, cheias de dons, talentos dados por Deus, mas ainda controladas pelo passado: pessoas que nunca conheceram os pais verdadeiro, pessoas abandonadas quando crianças, criadas de qualquer maneira, abusadas sexualmente, etc... e tantas outras palavras que ecoam dentro do nosso coração naqueles dias que acordamos de luto.

Nós já ouvimos tantas mentiras a nosso respeito, que acabamos acreditando e formando um padrão de pensamento equivocado de nós mesmos.

Palavras podem matar ou levantar pessoas, podem construir a auto- imagem de alguém, ou devastá-la, podem até mesmo roubar, o último fio de esperança de alguém.

Forma tantas palavras, criticas, pressões, que Jefté decidiu partir em busca de um esconderijo, de um refúgio na cidade de Tobe.

Ao que parece Tobe não era a melhor cidade do mundo, nem os homens que moravam lá ás melhores companhias,mas existem momentos na vida que a fuga é necessária, não por medo, mas porque Deus quer nos poupar.

Nós também não somos de ferro, nós também temos o nosso lugar de refúgio.

Jacó fugiu para Padã-Arã; Moisés foi para o deserto; Davi teve a caverna de Adulão, Elias também se refugiou em uma caverna; Jesus foi para o deserto.

Nós também temos o nosso Tobe.

A igreja Cristã, é a causadora das maiores mortes da história, foi ela quem levantou a “Stª inquisição”,que escalpelou homens vivos, que queimou homens com Bíblias abertas no peito, que inventou as piores formas de tortura, tudo isso em nome de “Deus.”

E a história se repete nos dias de hoje, as vezes não dá para medir força com essas pessoas, elas pensam que estamos na caverna, mas na verdade é que estamos debaixo das asas de Deus.

Todos nós temos de passar pelo processo de aflição, temos que ser moídos para que o azeite possa sair. Não pense que Deus não sofre ao ver nosso sofrimento, Ele sofre tanto quanto nós, afinal foi Ele quem criou nossas emoções.

Mas Ele não pode parar esse processo, porque Ele sabe que quando sairmos desse vale, sairemos melhores e  mais fortes.

Jefté saiu de sua casa de mãos vazias, sem herança, sem carta de apresentação.

É um grande desafio começar do zero, reconstruir a vida, superar o passado.

E esse também é o nosso desafio, o nosso passado precisa ser superado, todos os dias.

Nosso passado não pode controlar nossa vida, temos que nos levantar contra ele e não permitir que nos domine, que mande em nós que domine a nossa vida.

O passado; o fracasso; o erro; as oportunidades perdidas; a dor; o luto; a rejeição; tudo aquilo que nos foi tão pesado pode ser exatamente a matéria prima de Deus para nos dar um futuro e uma esperança.

Nossas piores lembranças podem ser exatamente aquilo que vai nos tornar pessoas mais preparadas e aperfeiçoadas para o que Deus quer realizar através de nós.

Que nossas marcas sirvam para nos lembrar de onde viemos e o que Deus realizou em nós para que o nosso coração nunca se deixe enganar pela soberba, orgulho, ou arrogância.

Mas Deus prepara dias especiais , dias que mudam a nossa vida.

E um dia Jefté estava em casa, e alguém o chamou pelo nome, uma voz conhecida, ele quase não podia acreditar.

O que fariam ali aqueles que o haviam expulsado da casa de seu pai?

Os lideres e anciãos queriam uma audiência com Jefté. Queriam consultar aquele que consideravam, o sem sobrenome, o sem família, o sem herança.

Mas a fama de Jefté já havia corrido por toda a cidade, pois ele havia transformado homens levianos, em grandes generais, assim também nasceram os valentes de Davi.

Todo grande líder tem esse poder de atrair aqueles que nada são e transformá-los em grandes generais. Satanás não respeita homens engravatados, com anéis de ouro, ricos, mas ele respeita e sai da frente de um Jefté, como eu e você.

Jefté não precisou gritar, não precisou fazer marketing pessoal, eles viram a integridade dele, reconheceram a presença de Deus em sua vida, e um dia tiveram que recorrer a ele, em busca de ajuda, porque sabiam que ele era um líder levantado por Deus.

Você é um homem e Deus, seus familiares vão te procurar, seus amigos, aqueles que te humilharão.

Um dia mandaram Barnabé ir a Antioquia, que era uma cidade bem pobre, e disseram a Barnabé:

—Vá até lá e planta uma igrejinha!

E Deus disse a ele:

—Barnabé! Quero que você entre na rua tal, lá na cidade de Tarcis, na última tenda da rua você entra, e lá estará um homem costurando sua tenda. Quero que você unja ele.

E Barnabé obedeceu a voz de Deus, e seguiu todas as instruções que Deus lhe havia dado, e enfim chegou até a tenda do homem escolhido a ser ungido por ele, mas quando Barnabé o viu se assustou:

—Deus eu não posso ungir este homem, ele é um assassino?

E Deus disse:

—Mas para mim ele é um vaso escolhido Barnabé!

Barnabé abre a tenda e vê um homem  já calvo, costurando uma tenda e orando ao mesmo tempo em que trabalhava.

Este homem estava a quatorze anos esperando uma chance para pregar, Paulo olha para o céu e abre um sorriso.

Quantos anos faz que você está em Tobe?

Assim como os anciãos se lembraram de Jefté, assim como Barnabé se lembrou de Paulo, certamente Deus se lembrará de você.

                  Amém.

 

Fale comigo: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

 

Eventos Igreja

October 2019
S M T W T F S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp