IEQ Cervezão

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Quinta Atitude de uma Mulher de Sucesso

E-mail Imprimir PDF

 

 
Abigail- Sabedoria

 Vamos conhecer a história de Abigail, personagem bíblica que usaremos para falar da sabedoria. A história dela começa quando Davi, fugindo de seus perseguidores, estava no deserto de Parã. Havia naquela região um homem muito rico e poderoso chamado Nabal, que significa "tolo". Talvez esse não fosse seu verdadeiro nome, mas apenas um apelido que lhe foi dado em decorrência de suas atitudes, Contudo, ele tinha uma esposa bonita, inteligente e com um coração bondoso- Abigail.
 Davi ouviu dizer que Nabal estava tosquiando as ovelhas, e enviou dez dos homens que o acompanhavam para saudá-lo e lhe dizer que seus homens e os servos de Nabal haviam se tornado amigos e que aqueles protegiam a estes. Agora, Davi pedia em troca suprimento de comida. Nabal, porém, respondeu asperamente, dizendo ignorar quem era Davi, julgando-o um escravo fugitivo qualquer. Quando seus homens voltaram com o relato de como haviam sido recebidos, Davi irou-se grandemente e se preparou, com quatrocentos homens, para ir contra Nabal. A chacina era certa.
 Neste momento, um dos servos  de Nabal contou a Abigail o que havia acontecido. Antevendo os problemas decorrentes da ingratidão do marido, ela imediatamente providenciou comida o bastante para o grupo de Davi. Tomou alguns de seus servos e lhes ordenou que fossem adiante dela com o suprimento. No caminho ela encontrou Davi, prostou-se aos seus pés e lhe disse:
 "Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, permite que tua serva te fale; ouve o que ela tem a dizer. Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau. Nabal. Ele é insensato, conforme o significado de seu nome; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou. Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que te impediu de derramar sangue e de te vingares com tuas próprias mãos (...) Esquece, eu te suplico, a ofensa de tua serva." (1Sm 25. 24-31)
 Abigail fez um discurso longo, tomando a culpa sobre si a fim de alcançar favor de Davi. Isso foi muito sábio da parte dela, pois, desse modo, conseguiu abrandar a fúria do fugitivo rei de Israel para com sua casa. Davi a louvou por seu bom senso ao evitar o mal. Atendeu o pedido dela, desistindo de vingar-se de Nabal, e a enviou para casa em paz.
Que atitude sábia e pacificadora a dessa mulher! "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus" (Mt 5.9). Em Tiago 1.5 aprendemos que a sabedoria vem de Deus, do alto. Esta é uma característica necessária a todos os que conhecem a Deus, é o que os fazem diferentes das demais pessoas. Isso faz a vida cristã brilhar.
A atitude de Abigail fez dela uma mulher vitoriosa, de sucesso. Há muitos momentos na vida em que temos a oportunidade de escolher reclamar e lamentar por causa das dificuldades ou caminhar e ir avante com uma atitude correta. Abigail tinha inúmeras razões para ficar amedrontada diante das circunstâncias, mas optou por agir.
 Ouça esse segredo: nem sempre você conseguirá fazer tudo, mas sempre tente fazer algo, mesmo que pequeno. Com certeza você não marcará a vida de todos mas poderá marcar a vida de algumas pessoas ao seu redor. Isso pode fazer toda a diferença. Isso é sabedoria em acão.
 O livro de provérbios reserva muitos trechos para exaltar a sabedoria: "A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos." (12.4); "O homem é louvado segundo a sua sabedoria, mas o que tem o coração perverso é desprezado" (12.8).
 Todos precisam de sabedoria, mas a bíblia enfatiza muito essa virtude na mulher. Por exemplo, em próverbios 14.1: " A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua."  A bíblia também revela que o homem é o cabeça, a autoridade da casa, mas é a mulher sábia que a edifica e constrói.
 Em próverbios 31.26 lemos que a mulher exemplar fala com sabedoria e ensina com amor. Acredito que esse princípio faz muita diferença para um lar ser bem-sucedido. Quantos casamentos e relacionamentos são destruídos pelo falar demasiadamente de forma errada! Muitas vezes, pela amargura e falta de perdão com relação a entes queridos, muitas mulheres guardam em seus corações frases ditas por seus filhos ou atitudes de seus maridos.
 Pare de olhar o quanto você está ferida, olhe para quem pode curá-la. Saiba que pessoas feridas ferem outras, mas isso pode parar em você. A partir de hoje, mesmo que sofra com um marido como Nabal, Deus pode lhe dar toda a sabedoria para  você conduzir a situação em que se encontra e vencer.
 Deus está pronto para fazer de você uma mulher virtuosa, sábia e sensata como Abigail. Você está disposta?

Trechos extraídos do livro 10 A titudes de Uma mulher de Sucesso (Silvana Pereira)
 

Eventos Igreja

April 2014
S M T W T F S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
Banner
Banner

Untitled Document

 

Estudos para Pequenos Grupos Porção Diária para Igreja Porção Diária para Líderes

 
IEQ Cervezão Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo em Breve Voltará. Igreja do Evangelho Quadrangular CervezãoGrande acervo de estudos evangélicos, mensagens, pregações, estudos em power point, ministrações, Diáconos, Diaconato, Intercessão, Batalha Espiritual, Coreografia, Ornamentação, Escola Bíblica, Louvor, Liderança, Homens e Mulheres de Negócios, ministérios, galeria de fotos, galeria de videos, crianças e adolescentes, eventos para Cristãos evangélicos Ministério: Pastor Valter e Pastora Regina Cidade de Rio Claro / Sp